Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Sentir Penafiel…no Museu…

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, o Museu de Penafiel vai proporcionar várias actividades em torno desta efeméride.

 

No dia 7 de Abril, Dia nacional dos Moinhos, vai decorrer das 14h00 às 16h30 no Moinho da Ponte de Novelas uma actividade lúdica – pedagógica destinada ao público escolar do 1º ciclo em torno da importância da água no funcionamento dos moinhos de rodízio.

 

Nos dias 9 e 10 de Abril, a iniciativa “Dia dos Moinhos Abertos” com o apoio da junta de freguesia de Novelas, vai possibilitar a todos os interessados, a visita ao Moinho da Ponte de Novelas, das 14h30 às 18h30.

 

No segundo Domingo de Abril, dia 10 de Abril terá lugar, a partir das 15h00, mais um domingo de "Jogos no Museu", com dinamização da LuduScience, que terá à disposição dos participantes os jogos Ludusfidelis, Semáfora, Hex, Pentaminó, Estarolas, Rastros e Surakarta,  sendo apresentado neste dia o jogo Gatos e Cães, criado em 1970 por Simon Norton e integrado no 7.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

 

O programa "Ao Domingo no Museu" decorrerá na tarde do dia 17, data especial em que se comemora o 63.º aniversário da fundação do Museu Municipal de Penafiel, por acção de Abílio MIranda, o seu primeiro Director. Por essa razão, a peça do mês de Abril é o retrato do fundador, sendo o atelier do domingo os "Registos" do mesmo. Nessa tarde os participantes poderão em família realizar passe-partouts, molduras ou os populares "registos", recuperando essa arte tradicional decorativa tão esquecida, sempre com recurso a materiais reutilizados. A actividade “Ao Domingo no Museu" terá lugar, excepcionalmente no dia 17, e não como habitualmente no último Domingo, dia 24 de Abril, Domingo de Páscoa, estando o Museu de Penafiel encerrado.

 

No dia 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Sítios e Monumentos, subordinada ao tema “ água: Cultura e Património, com uma visita ao Moinho da Ponte de Novelas e ao Museu da Broa de Capela. Esta actividade decorrerá das 14h00 às 17h30 e destina-se ao público sénior.

 

Durante todo o mês de Abril, a exposição temporária “ EURICO – SURREALISMO E ZEN (1959 – 2010), continuará patente no Museu Municipal de Penafiel, até ao dia 30 de Abril, de Terça a Domingo das 10h00 às 18h00.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.