Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Felgueiras / Rota do Românico: Percurso Pedestre “Pelos trilhos da pintura mural”

 

No próximo dia 15 de maio, domingo, vai ser possível celebrar o Dia Internacional da Família com um percurso pedestre “Pelos trilhos da pintura mural” da Rota do Românico.

 

Este percurso pedestre circular, com uma extensão de cerca de 15 quilómetros e dificuldade fácil/moderada, terá início no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, pelas 08.00 horas, e passagem pela Igreja de São Martinho de Penacova e pela Igreja de São Vicente de Sousa, no concelho de Felgueiras.

 

No Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro os pedestrianistas poderão apreciar dois temas de pintura mural, um alusivo, provavelmente, a São Brás e outro apresentando Santo Amaro e São Plácido.

 

No trilho segue-se a Igreja de Penacova, onde a pintura existente na parede fundeira da capela-mor representa o seu orago, São Martinho. Estes frescos terão sido encomendados por D. António Melo, um dos abades comendatários do Mosteiro de Pombeiro

 

Chegados à Igreja de São Vicente de Sousa, destaque para as pinturas do teto da capela-mor, dedicadas à vida e milagres do padroeiro, efetuadas, em 1693, por Manuel Freitas Padrão, um dos fundadores da Irmandade de São Lucas de Guimarães.

 

Os vestígios de pintura mural que encontramos nos monumentos da Rota do Românico, bem como na Igreja de São Martinho de Penacova, foram elaborados segundo a técnica de fresco, largamente difundida, no norte de Portugal, nos séculos XV e XVI.

 

A inscrição no percurso pedestre “Pelos trilhos da pintura mural” é gratuita e pode ser feita na sede da Rota do Românico ou através do correio electrónico cirr.pombeiro@valsousa.pt e dos telefones 255 810 706 e 910 969 716.

 

Programa

08H00 – Mosteiro de Santa Maria de Felgueiras

09H00 – Igreja de São Martinho de Penacova

11H00 – Igreja de São Vicente de Sousa

13H00 – Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

 

Percurso Pedestre “Pelos trilhos da pintura mural”

Âmbito: histórico, cultural e paisagístico

Extensão: 15km

Duração: cerca de 5 horas

Grau de dificuldade: fácil/moderado

Inscrição: gratuita

Almoço (facultativo): 5 euros

 

Rota do Românico