Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Águas do Douro e Paiva Inaugurou hoje novo Sistema de Abastecimento a Curvite

Cem mil euros é o valor da infra-estrutura de abastecimento de água a Curvite, freguesia de Sobrado, no concelho de Castelo de Paiva, inaugurada ao principio desta tarde, resultado do investimento conjunto da Águas do Douro e Paiva (AdDP) e do Município de Castelo de Paiva.

Para trás ficam os inúmeros problemas de falta de água que obrigou, no passado, a recorrer aos bombeiros para abastecer as populações, sobretudo as que residem no Bairro Social de Curvite.
O novo reservatório e o novo sistema de abastecimento servem, desde o princípio da tarde, altura em que as torneiras foram abertas, os lugares de Curvite, Carvalhais de Cima e Vale Soeiros, num total de 500 pessoas, sendo que numa segunda fase vai abastecer parte da freguesia de S. Martinho, e com isso também prestar um melhor serviço nesta parte do concelho, lembrou Paulo Teixeira.
A ligação do abastecimento de água ao lugar de Curvite consistiu na realização de um ponto de entrega adjacente a uma conduta adutora que se desenvolve a partir da ETA de Castelo de Paiva, até Rans.
O Presidente da autarquia de Castelo de Paiva lembrou que Curvite chegou a estar 20 dias sem água e “ninguém no Bairro Social de Curvite quando não tinha água disse à Câmara que queria a isenção temporária da taxa municipal da água por o serviço não ter condições” aproveitou o momento para, publicamente, pedir desculpa ao povo de Curvite e agradeceu pelo facto de “terem sabido esperar”.
Pela parte da AdDP, José Paulo Silva Carvalho, destacou a visão do município de Castelo de Paiva quando em 1996 avançou como município fundador das Águas do Douro e Paiva, sendo que o balanço de uma década de parceria é um “notável sucesso”. Silva Carvalho lembrou o início de uma nova parceria entre Castelo de Paiva e a AdDP, com o alargamento da actividade ao saneamento, o que representará para esta empresa um investimento de 7 milhões de euros naquele município.
De referir que a AdDP já investiu em Castelo de Paiva, desde 1998, cerca de 6,5 milhões de euros em infra-estruturas para abastecimento a este concelho, a partir do rio Paiva.
Neste momento estão em curso duas obras na zona da captação da Ponte da Bateira, reabilitação da captação e reperfilamento do açude, num total de 470 mil euros.
Esta cerimónia de inauguração contou com as presenças dos Administradores da AdDP, Arménio Pereira e José Paulo Silva Carvalho, do presidente da autarquia de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, do vice-presidente Rui César Castro e do Vereador Ricardo Jorge, para além dos representantes da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia que beneficiam com esta obra.
 
Centro de Educação Ambiental – João Luís Roseira

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.