Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

SIMDOURO apresenta moderna ETAR de nova Geração

Novo sistema de saneamento vai servir concelhos de Paredes e Penafiel

A SIMDOURO S.A., empresa do grupo Águas de Portugal, em parceria com os Municípios de Paredes e Penafiel, apresentou esta terça-feira, 26 de Fevereiro, o novo Sistema Multimunicipal de Saneamento da Bacia do Sousa.

A cerimónia ficou marcada pela apresentação do contador com o número de dias que faltam para o encerramento da ETAR de Castelões de Cepêda, em Paredes.

A Nova ETAR e os intercetores afluentes  a construir em Paço de Sousa, Penafiel representa um investimento de 17 milhões de euros, a executar até 2014, e que visa resolver de forma definitiva e eficaz o tratamento de esgotos nos concelhos de Paredes e Penafiel, beneficiando cerca de 65.000 pessoas.

A execução do novo Sistema Multimunicipal de Saneamento da Bacia do Sousa vai permitir o encerramento e a substituição da ETAR de Castelões de Cepêda, com cerca de 30 anos, que se encontra no final da sua vida útil, por uma nova e mais moderna estação de tratamento, cuja construção se iniciou em outubro, em Paço de Sousa, no Lugar de Cadeade, Penafiel.

Dotada da última tecnologia e dimensionada para o tratamento dos esgotos de 65.000 habitantes, esta nova ETAR permitirá através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, garantir a preservação do meio ambiente e proporcionar às gerações atuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A Simdouro é uma empresa do grupo Águas de Portugal, constituída em 2009 para garantir a recolha, tratamento e devolução ao meio recetor, em condições ambientalmente corretas, os efluentes produzidos pelos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia.