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A AdDP/“Mil Escolas” Fomenta e promove Saída de Campo e a Participação Pública-Palestra “A Escola e a Educação Ambiental”-EB2-3 de Sobreira-Paredes

 

 

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) prossegue o trabalho de parceria com as Escolas Premiadas do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA) - A Água e os Nossos Rios - Projeto "Mil Escolas" fomentando, durante o ano letivo 2012/13, um conjunto de Saídas de Campo, aos ecossistemas ribeirinhos próximos de cada escola e de Palestras, promovendo a Participação Pública.

A 8 de maio de 2013, foi promovido o Evento de Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta, do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial do Ambiente pela EB2-3 de Sobreira-Paredes, uma das Escolas Vencedoras do Projeto “Mil Escolas”, que constou numa Saída de Campo, uma Atividade de Educação Ambiental e a participação pública na Palestra “A Escola e a Educação Ambiental”, tendo envolvido cerca de 350 participantes no conjunto das três atividades.

Realizou-se, a 8 de maio, o Evento de Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta, do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial do Ambiente, do qual fez parte a segunda Saída de Campo, no âmbito do Concurso Projeto “Mil Escolas”, anos letivos 2011/12 e 2012/13, junto do ribeiro da Carvalhoa, um afluente do rio Sousa, promovida pela AdDP e pela EB2-3 de Sobreira-Paredes, no âmbito do Projeto “Olhar, ver e aprender”, um dos projetos Vencedores do Concurso mencionado; a participação da equipa do Projeto “Mil Escolas” numa Atividade de Educação Ambiental, seguida da Palestra “A Escola e a Educação Ambiental” promovida pela escola em questão e, que contou com a presença de 170 pessoas. O Evento decorreu entre as 10h00 e as 18h30 e, foi reportado no nosso portal através da seguinte ligação: http://www.aguaonline.net/calendar/content.php?id=759.

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) prossegue o trabalho de parceria com as Escolas Premiadas do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA) - A Água e os Nossos Rios - Projeto "Mil Escolas", fomentando, durante o ano letivo 2012/13, um conjunto de palestras, ações de sensibilização e saídas de campo sobre a temática da água e dos ecossistemas ribeirinhos.

A Saída de Campo realizou-se entre as 10h00 e as 12h30, tendo sido coordenada e orientada pela equipa do Projeto “Mil Escolas”, João Luís Roseira e Mariana Cruz e, tendo por base a metodologia e ferramentas científico- pedagógicas disponibilizadas pelo Projeto Rios e pela AdDP. Estas ferramentas representam uma mais-valia para o desenvolvimento dos projetos escolares, no enriquecimento e motivação dos professores e alunos para práticas de preservação e conservação dos ecossistemas ribeirinhos, com a intervenção ativa das escolas na sua região. O objetivo das saídas de campo prende-se com o enriquecimento e motivação dos mais pequenos para as práticas da preservação e conservação de ecossistemas ribeirinhos, apoiada na observação e registo de dados no local de estudo definido.

Nesta saída de campo tiveram oportunidade de participar 21 alunos do 5.o B da escola, acompanhados pelo professor coordenador do projeto, Fernando Monteiro e pelo professor Ricardo Araújo.

Na presença de todos os intervenientes, no ribeiro da Carvalhoa, foi privilegiado e fomentado o contacto com a natureza passível de observação, sendo que para que melhor fossem percecionados os seus sons, cores e cheiros assim como a biodiversidade inerente, os alunos ao longo da ação efetuada, puderam usufruir da observação direta e mais pormenorizada de diversas espécies, tendo efetuado os respetivos registos.

Após os exercícios de observação/registo, os alunos foram sensibilizados com o preenchimento de um questionário/ficha de campo do Projeto “Mil Escolas”, referente aos registos de evidências do ecossistema ribeirinho em estudo, destacando a identificação do troço do ribeiro, a caracterização geral do troço do ribeiro selecionado, a inspeção de coletores, a presença de resíduos, o estudo da fauna e flora presentes e a qualidade da água do local de amostragem.

No que respeita a fauna e flora presentes na zona envolvente ao troço do ribeiro da Carvalhoa, selecionado para esta caracterização de pormenor, os alunos puderam identificar alguns seres vivos representativos da zona envolvente ao ecossistema ribeirinho em estudo, destacando-se alguns exemplos observados, nomeadamente ao nível da fauna: carriça, pisco-de-peito-ruivo, chapim-azul, chapim-real, rola brava, cuco, pica-pau, toutinegra, rã ibérica e, avistaram ainda uma toca de coelho-bravo; ao nível da flora: pinheiro-bravo, silva, castanheiro, violeta, miosótis, malmequer, dedaleira, carqueja, giesta, carvalho, sobreiro, hera, choupo-negro, medronheiro, loureiro, pilriteiro, feto-real, cardo- mariano, hortelã, erva-alheira, erva de S. Gerardo, imperatória e funcho. Foram igualmente observados líquenes folhosos e incrustados. Durante a saída de campo, os alunos tiveram a oportunidade de concretizar várias tarefas, nomeadamente, identificar o troço onde se encontravam, efetuar observações no local de amostragem e ensaios de monitorização na determinação da respetiva qualidade da água, conseguindo efetuar registos no âmbito da determinação dos parâmetros físico-químicos, como por exemplo: a transparência total da água do rio, o seu odor (a terra molhada), a temperatura (15oC), o pH (6,4), as impurezas e contaminantes químicos com a aferição da presença de nitritos (10mg/L) e nitratos (0mg/L) na amostra de água recolhida. Foram ainda utilizados no local medidores de pH e condutividade da água eletrónicos, de modo a que os alunos pudessem observar os níveis de rigor na aferição dos parâmetros em causa, tendo sido obtidos valores na ordem dos 6,9 e 82,4μS/cm respetivamente. Em termos de macroinvertebrados identificados in situ, destacam-se: tricóptero com casulo, larva de libélula, alfaiate e efemeróptero.

De forma simultânea e por mera curiosidade realizou-se a 1.a saída de campo da EB2-3 de Sobreira-Paredes promovida pelo Projeto Rios, coordenada e orientada por dois monitores, Manuela Oliveira e Rui Francisco, com os alunos do 8.oA e o aluno Pedro Santos do 8.oB.

A Atividade de Educação Ambiental foi

promovida pela escola no âmbito do Projeto “Charcos com Vida” do

CIBIO e Projeto “Mil Escolas” e, consistiu na reconstituição da parte envolvente do charco da Escola, utilizando espécies apropriadas a este biótopo, como por exemplo, no que diz respeito à fauna: a rã verde, o barqueiro, o alfaiate,

o opilião e a pulga-de-água, e à flora: o junco e o nenúfar (que será colocado em vasos de modo a monitorizar o seu crescimento); na limpeza e plantação/sementeira de hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, nas duas estufas existentes na Escola, tais como: ervilhas, favas, alface, espinafres, couve, tomate, pimento, salsa, limonete, cidreira, hortelã, loureiro e amor-perfeito e, na horta biológica, tais como: ervilha, alface, alho-francês, feijão, salsa,

abóbora, morango, girassol, cenoura, couve-de-bruxelas, milho, meloa, melancia, coentros, pepino, cebolinho, rabanete,

couve, pimento, brócolo, hortelã, cidreira e hipericão, no âmbito do seu projeto vencedor “Olhar ver e Aprender”, sendo

de salientar a utilização do compostor, um dos prémios do Concurso Projeto “Mil Escolas”, pelos alunos aquando da manutenção das estufas e horta biológica. Consistiu, ainda, na instalação de hortas verticais, através da reutilização de garrafões de plástico, decorados pelos alunos, onde foram semeadas plantas aromáticas. Para terminar, houve uma visita guiada aos pontos de interesse geológico (P.I.G.) e ecológico (P.I.E.), sendo que o P.I.G. consiste na reconstituição histórica e paleontológica da região, partindo de um ponto dentro do recinto da Escola onde se pode observar um afloramento rochoso, composto por camadas de sedimentos – xisto e, o P.I.E. traduz uma abordagem

pedagógica e científica entre o solo, a água e a floresta, que na natureza são independentes, deste modo, a Escola irá

colocar 3 painéis interpretativos no ponto P.I.G., P.I.E. e charco.

O Evento de Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta, do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial do Ambiente, terminou com a participação pública na Palestra “A Escola e a Educação Ambiental”, promovida pela EB2-3 de Sobreira-Paredes, no âmbito do seu projeto vencedor “Olhar, ver e aprender” que, visou não só servir como veículo de sensibilização às comunidades escolar e local, mas também como evento associado à comemoração de uma síntese das atividades ao longo de quase dois anos letivos de congregação de saberes, em parceria com o Projeto “Mil Escolas”.

De realçar a presença de Carlos Sousa, representante do Vereador do Ambiente e Educação da Câmara Municipal de Paredes, de Jael Palhas, representante do Projeto “Charcos com Vida” e, ainda, de Manuela Oliveira e Rui Francisco, em representação do Projeto Rios.

A Palestra iniciou-se com um breve discurso de abertura e de boas-vindas, a cargo do professor coordenador do projeto, Fernando Monteiro, o qual, após agradecer a presença de todos os oradores e do público presente, aproveitou para valorizar a presença da Escola no Projeto “Mil Escolas” e para apresentar, de uma forma breve, o Projeto Vencedor “Olhar, ver e aprender” aos presentes. Agradeceu também o trabalho desenvolvido pelos professores envolvidos no projeto, fazendo um apanhado de todos os projetos e ações dinamizados nos últimos anos pela escola, através de uma mostra de imagens.

Seguidamente, Carlos Sousa, em representação de Pedro Mendes, Vereador do Ambiente e Educação da Câmara Municipal de Paredes, fala aos presentes sobre o papel da Câmara no apoio institucional dado aos projetos escolares, nomeadamente o programa Eco Escolas, Projeto Rios, salientando que a Câmara irá oferecer o Kit do mesmo à Escola e, Projeto “Mil Escolas”. Reforçou que a autarquia tem um papel muito ativo na temática ambiental, em conjunto com a Escola, na medida em que para este Evento forneceu materiais para a construção das hortas biológicas, disponibilizando todos os esforços de colaboração na temática ambiental.

De seguida, João Luís Roseira, representante da AdDP, inicia a sua comunicação reforçando a importância da palavra “respeito” e do trabalho de equipa, para a concretização, com destaque, de um Projeto como o “Mil Escolas” e, apresentando em seguida todos os parceiros do Projeto. Dá seguimento à sua comunicação com a informação acerca da visão, missão e políticas empresariais da empresa, do qual destacou a tarifa praticada atualmente para todos os 20 municípios que é de 0,3773 euro/m3.

Evidenciou todas as atividades implementadas pela equipa do Projeto “Mil Escolas”, durante os anos letivos 2011/13, no que concerne aquelas que foram realizadas pela EB2-3 de Sobreira-Paredes, com o Projeto “Olhar, ver e aprender”. Destacou um momento importante, na medida em que apresentou a EB2-3 de Sobreira, que tem vindo a desenvolver um trabalho de parceria com o Projeto “Mil Escolas”, com um projeto galardoado com menção honrosa em 2009/11 e outro vencedor em 2011/13, contando com 1 270 alunos e 57 professores envolvidos até à data. Mostrou, igualmente, que nas Oficinas de Formação Creditadas “Educação Ambiental e Ecossistemas Ribeirinhos” estiveram envolvidos, até à data, 3 professores no Nível I e 2 no Nível II e, recorreu à ajuda do aluno Tiago Nogueira para reportar as observações efetuadas na Saída de Campo realizada com a escola no dia 28 de novembro de 2012.

Foram realçadas as evidências claras e fundamentais do envolvimento entre alunos, professores, promotores do Projeto, assistentes operacionais de ação educativa, pais e técnicos ambientais com o objetivo de delinear planos e estratégias sustentáveis de melhoria contínua do planeta. Informou todos os presentes não só dos prémios que têm vindo a ser atribuídos à AdDP como forma de reconhecimento do trabalho que por esta tem vindo a ser desenvolvido, mas também salientou o destaque dado pela Comunicação Social ao Projeto “Mil Escolas” contribuindo, desta forma, para a difusão das atividades implementadas. Finalizou com o apelo à descoberta do Portal www.aguaonline.net, à data com mais de 499 500 visitantes e com a projeção de um pequeno filme de sensibilização ambiental.

Jael Palhas, representante do Projeto Charcos com Vida do CIBIO, iniciou a sua comunicação reforçando a importância do charco da escola, no âmbito do seu significado histórico e carácter cientifico, relatando a todos os presentes que no dia em que se iniciou a construção do charco, na presença de alunos e professores, foi encontrada uma salamandra-de-pintas-amarelas ferida, que foi acolhida e socorrida por todos, levando-a em seguida para o Parque Biológico de Gaia onde sofreu uma intervenção cirúrgica, a primeira reconhecida no plano nacional, tendo sobrevivido e sido posteriormente devolvida ao seu meio natural, evidenciando a importância de proteger espécies que fazem parte da nossa biodiversidade, tendo sido o sucedido reportado através de um cartaz e um artigo científico. Finaliza apresentando o Projeto “Charcos com Vida” na sua dinâmica e espírito científico, realçando a importância dos charcos e a necessidade da sua preservação enquanto promotores de uma elevada biodiversidade. Fez ainda referência ao site assumido pelo Projeto com especial enfoque para a caracterização das espécies e a forma como todos podem ser um elemento integrante do mesmo, registando-se e adotando um charco.

Por fim, Manuela Oliveira, representante do Projeto Rios, inicia a sua intervenção agradecendo à Câmara Municipal de Paredes a oferta do Kit do Projeto Rios à Escola, fazendo seguidamente uma comunicação dinâmica e interativa com os presentes sobre o reporte da primeira Saída de Campo à ribeira da Carvalhoa, reforçando o facto dos alunos e professores da EB2-3 de Sobreira estarem já muito sensibilizados para as temáticas e impactes que envolvem a proximidade e defesa dos rios, salientando a importância que a adoção de um troço de rio representa para a aproximação efetiva de todos à biodiversidade existente, à sua proteção e preservação, explicando que um rio é um laboratório vivo.

A realização destas iniciativas pretende que, com elas, se atinja um dos principais objetivos deste Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA), dos princípios do desenvolvimento sustentável e das Agendas 21 Escolar e Local, que consistem no envolvimento de alunos, professores, auxiliares da escola, encarregados de educação, assim como de todos os cidadãos da comunidade local. O desenvolvimento deste projeto escolar visa a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de proteger o ambiente e, mais especificamente, o bem mais precioso que temos – a água.

Dá-se, assim, continuidade ao desenvolvimento de cada projeto específico, que tem vindo a ser implementado, nos anos letivos de 2011 a 2013, em todos os Estabelecimentos de Ensino Vencedores e Menções Honrosas do Projeto “Mil Escolas”.

O compromisso de todos neste processo é estratégico e determinante para o êxito de toda a ação e para a promoção de uma efetiva sensibilização ambiental.

Desde o início do Projeto e até à data, estiveram presentes nas 123 saídas de campo realizadas cerca de 5 500 alunos, números representativos de motivação e interesse por problemáticas atuais e que requerem uma ação humana mais atenta e cuidada.

O sucesso deste tipo de iniciativas dependerá da colaboração ativa de todos, pelo que a Comunicação Social está, desde já, convidada a assistir às próximas atividades reportadas no nosso Portal através do separador “Notícias” concernente à ligação: http://aguaonline.net/noticias/detalhes.php?id=955.

Para consultar dados deste Projeto, por favor, consulte a “Agenda” do Portal www.aguaonline.net, nomeadamente nas datas previstas da realização das diferentes atividades.

Ficamos, como sempre, disponíveis para fornecer, em caso de necessidade, informação complementar.

Marcas do Projeto “Mil Escolas”:

O Concurso Projeto “Mil Escolas” – Anos Letivos 2011/13 foi lançado, em novembro de 2011, a todos os estabelecimentos de educação e ensino, públicos e privados, dos 1.o e 2.o Ciclos dos 20 Municípios constituintes da área de intervenção da AdDP, na Fundação de Serralves – Porto, com a promoção de uma cerimónia intitulada “A Água e os Nossos Rios” para a apresentação do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA). Desde o ano letivo de 2004/05 até à data, o Projeto contou com cerca de 13 000 alunos e 1 200 professores envolvidos, 10 015 alunos a participarem em Ações Lúdico Pedagógicas, realização de 123 Saídas de Campo com participação de cerca de 5 500 alunos, cerca de 19 800 pessoas presentes nas Palestras dinamizadas junto das comunidades educativas, 31 Ações de Sensibilização promovidas junto das comunidades locais, 448 presenças efetivas em Ações de Formação a Professores.

Foram, ainda, durante o ano letivo 2011/12 efetuadas e enviadas para os diferentes Órgãos de Comunicação Social 32 Notas Informativas às quais corresponderam 87 notícias sobre este Programa.

Por ter sido considerado relevante e à semelhança dos anos letivos anteriores, a AdDP facultou a possibilidade a todos os professores envolvidos no PIEA de participarem numa Oficina de Formação creditada, “Educação Ambiental e os Ecossistemas Ribeirinhos”, que decorrem entre janeiro e maio do corrente ano. Como reconhecimento e valorização da intervenção e ação do “Mil Escolas” – Ano Letivo 2006/07 foi atribuída uma distinção, em 07.nov.07, pela APDA- Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, o “Prémio APDA-Tubos de Ouro-Temática 3, Melhores Ações de Educação Ambiental”. Em 25.nov.09, a mesma distinção foi conferida pela mesma Entidade, mas agora pelo trabalho realizado durante 2007/08 e 2008/09. Naquela data, foi, igualmente, atribuído o 3.o lugar na “Temática 1, Melhor Sítio na Internet" ao portal www.aguaonline.net que conta, atualmente, com mais de 500 500 visitantes. Este canal de comunicação privilegia as temáticas da Água, do Ambiente e dos Programas de Educação Ambiental, tendo sido lançado publicamente em 24.out.08. Em 23.nov.11, a mesma entidade atribuiu igual galardão, relativo às atividades implementadas em 2009/10 e 2010/11. Trata-se da atribuição de um 1.o lugar à AdDP, e pela terceira vez a nível nacional e em seis anos consecutivos, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do “Mil Escolas”.



Porto, 10 de maio de 2013

João Luís Roseira