Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Assembleia Municipal da Juventude envolveu alunos de escolas do concelho de Paredes

 

Sendo a escola um espaço privilegiado para fomentar a construção de uma sociedade igualitária e solidária, o município de Paredes, através do pelouro da Educação, realizou a Assembleia Municipal da Juventude, que teve lugar, no Dia da Europa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Foram abordados temas relacionados com o ambiente, nomeadamente “Energias alternativas e preservação do meio ambiente”.
Recorde-se que este projecto teve como público-alvo os alunos das E.B 2,3 e Secundárias (E.B 2,3 de Lordelo, Rebordosa, Paredes, Escola S/3 Daniel Faria de Baltar e secundária de Vilela), que trabalharam este tema ao longo do ano lectivo e que culminou com a realização desta Assembleia, onde foram votadas moções apresentadas pelos alunos dos diferentes níveis de ensino.
Foi objectivo deste hemiciclo contribuir para a resolução de questões que afectam o quotidiano das escolas e engrandecer o poder de argumentação dos alunos, abordando um tema de extrema relevância para os jovens, propondo sugestões e abordando casos de risco.
Participaram nesta iniciativa 59 Deputados eleitos no universo das Escolas E.B.2,3 e Secundárias do concelho, segundo o princípio da representatividade. A mesa da Assembleia foi composta por um elemento de cada um dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal de Paredes.
A iniciativa teve como objectivos incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; dar a conhecer o significado de Assembleia Municipal enquanto órgão representativo do Município; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria e contribuir assim para a formação cívica dos jovens proporcionando o desenvolvimento de competências que lhes permitam gerir conflitos, formular juízos de valor acerca da vida social, ser tolerantes e solidários.
O vereador da Educação, Pedro Mendes, participou da Assembleia Municipal da Juventude e regozijou-se com o interesse e empenho dos alunos. Acredita que os objectivos foram conseguidos e que os jovens estão no bom caminho para contribuir para um melhor ambiente, para uma melhor cidadania e para um país melhor.
 
Projectos apresentados:
Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Rebordosa
“Agora é caro mas vai valer a pena mais tarde”
 
Escola EB 2,3 de Paredes
Medidas para garantir e zelar pelo futuro da terra
 
Escola Secundária de Vilela
Energias alternativas – formas de preservar o Ambiente
 
Escola S/ 3 Daniel Faria – Baltar
Incentivar a prática dos 3 R’s
 
Escola EB 2/ de Lordelo
Construção de um Parque eólico na cidade de Lordelo
Mini-aerogeradores para o uso doméstico e para o uso industrial

 

 

                                                                                                            Gabinete de Comunicação da
                                                                                                            Câmara Municipal de Paredes