Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis

 

PRIMEIRA DOSE DE EMOÇÃO "SERVIDA" NA GALIZA

Vitória na primeira contagem de Montanha do dia, dois ciclistas nos primeiros 15 da  "geral" individual e um sempre honroso terceiro lugar na classificação colectiva foi u pecúlio da FERCASE/PAREDES ROTA DOS MÓVEIS no primeiro dia do Grande Prémio Internacional  Rota dos Móveis, este ano em terceira edição que hoje (quinta-feira) arrancou na Galiza  (Espanha) com a ligação Santiago de Compostela-Padrón.

As primeiras pedaladas do 3.º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis foram  "abençoadas" por Sant'Iago, patrono de Compostela e foram dadas perante uma verdadeira  plateia cosmopolita, de tão diversas proveniências eram os inúmeros turistas que enchiam  a Praça do Obradoiro.

Antes porém de se fazer à estrada, o pelotão observou um minuto de silêncio em memória de  Bruno Neves, numa sentida homenagem ao jovem "sprinter" que perdeu a vida de forma tão trágica no passado fim-de-semana.

Em termos estritamente desportivos, a tirada ficou marcada pelos sucessivos ataques,  sempre com os homens da FERCASE-PAREDES ROTA DOS MÓVEIS a espreitar uma oportunidade para  desferirem os seus ataques ao que o pelotão ia respondendo de forma atenta e vigilante.

Neste jogo de "gato e rato" era quase impossível fazer melhor mas, mesmo assim Alexis  Rodriguez sempre conseguiu ganhar algum avanço e triunfar na primeira contagem pontuável  para o prémio da Montanha.

Estava cumprida a primeira vintena de quilómetros e dado o mote para uma etapa que seria  cumprida sempre em grande velocidade (média final superior a 42 quilómetros) com as  tentativas de escapa a sucederem-se, assim como as quedas, fruto da chuva que de vez em  quando fustigava o pelotão.

Com uma dezena de quilómetros para a chegada ainda tentou a FERCASE-PAREDES ROTA DOS  MÓVEIS um derradeiro esforço para isolar um dos seus corredores mas o pelotão reagiu  prontamente e gorou os intentos dos comandados de Mário Rocha. Pena foi que essa  "atenção" se transformasse em desatenção relativamente ao francês Nicolas Roche (Crédit  Agrícole) permitindo-lhe ganhar um ligeiro avanço, suficiente para vencer a etapa e envergar a camisola amarela.

Foi pois com um misto de satisfação (por tudo haver feito para triunfar) e desilusão  (pela forma impiedosa como todas as iniciativas dos seus pupilos foram "atacadas") que  Mário Rocha analisou a tirada e estabeleceu metas para o segundo dia:

"Não estivemos mal mas gostávamos de ter feito um pouco mais. Sinto que os ciclistas  estão bem e dispostos a dar o máximo para que a FERCASE-PAREDES ROTA DOS MÓVEIS esteja em  bom plano. Amanhã vai ser outro dia e vamos voltar à estrada dispostos a fazer melhor.
Pode ser que com a chegada a Paredes tenhamos a sorte que nos faltou hoje em alguns  momentos e possamos confirmar os nossos intuitos. Vamos continuar a trabalhar conscientes  que se trata de um Prémio bastante duro e onde ainda estão por percorrer muitos  quilómetros".

Refira-se que esta primeira etapa do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis  teve um acompanhante muito especial na pessoa do presidente da Câmara Municipal de  Paredes, Celso Ferreira, sempre pródigo no apoio à equipa da "sua terra", também ele  confiante num ainda melhor desempenho nos três dias vindouros.

Amanhã (sexta-feira) cumpre-se a segunda etapa entre Pontevedra e Paredes, na distância
de 182 quilómetros, com partida às 11.30 horas (hora local) e chegada às 14.50 horas.  Pelo meio, três contagens para o prémio da Montanha em Alto Extremo, Portela do Vade e  Lustosa.

Classificações - Geral Individual
1.º ROCHE, Nicolas                        Crédit Agrícole    03h40m41s
2.º HUNT, Jeremy                            Crédit Agrícole     a 04s
3.º PACHECO, Francisco                Barbot      a 06s
4.º ZABALLA, Constantino               LA MSS     a 08s
5.º COSTA, Rui                                   Benfica      a 09s
9.º  CUESTA, José                            Fercase-Rota Móveis       a 10s
15.º CARDOSO, André                     Fercase-Rota Móveis       a 10s
28.º MANCEBO, Francisco              Fercase-Rota Móveis       a 10s
31.º  RODRIGUEZ, Alexis                Fercase-Rota Móveis       a 10s
34.º  SANTOS, Virgílio                      Fercase-Rota Móveis       a 10s
59º  RODRIGUEZ, Gustavo             Fercase-Rota Móveis       a 01m45s
60.º BARBOSA, Bruno                      Fercase-Rota Móveis       a 01m45s
61º  JIMENEZ, Eládio                        Fercase-Rota Móveis       a 01m45s

Por Equipas
1.º  Crédit Agrícole    11h02:m33s
2.º  LA MSS      m.t.
3.º  Liberty Seguros      m.t.
4.º  FERCASE-ROTA MÓVEIS        m.t.

Prémio da Montanha
1.º ZABALLA, Constantino         LA MSS   13 Pontos
2.º VITORINO, Nélson                Palmeiras-Tavira      10
3.º MESTRE, Ricardo                 Palmeiras-Tavira         7
5.º RODRIGUEZ, Alexis             Fercase-Rota Móveis     5
7.º RODRIGUEZ, Gustavo         Fercase-Rota Móveis     3
8.º SANTOS, Virgilio                    Fercase-Rota Móveis     2


Legendas - Foto 01 - Em plena Praça do Obradoiro, o pelotão prestou mais uma homenagem a  Bruno Neves, observando um minuto de silêncio.
Foto 02 - Nicolas Roche corta destacado a linha de meta em Padrón, vencendo a primeira  etapa do GPI Paredes Rota dos Móveis.
Foto 03 - Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes vestiu a Nicolas  Roche a camisola amarela, símbolo da liderança individual.

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post