Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Tony Carreira nas festas do Corpo de Deus em Penafiel

CORTEJO DO CARNEIRINHO JUNTA MILHARES DE CRIANÇAS ESTA QUARTA-FEIRA

 
O programa das festas do Corpo de Deus, começa no dia 21 de Maio, quarta-feira, com o cortejo do carneirinho, iniciativa única no país.
Várias centenas de crianças percorrem, em cortejo, as principais ruas da cidade. Com saída marcada do Campo Conde Torres Noves, às 10h30, as escolas do concelho, do 1º ciclo do ensino básico e pré-primário, trazem consigo um carneiro (vestido, pintado, a pé ou em carroça) que será oferecido ao professor depois do cortejo. Assim acontece, pelo menos, desde 1880, altura em que se institucionalizou ofertar um carneirinho ao “mestre”.
A adesão, quer de escolas, quer de visitantes, tem sido cada vez maior, por ser uma iniciativa que se realiza apenas em Penafiel.
 
A CAVALHADA
 
À noite, às 21 horas, sai do Campo do Conde de Torres Novas, a Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos. Traz a Figura da Cidade, o delegado do povo, que irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal, tradição que remonta ao séc. XVIII. Em frente ao edifício, esta figura alegórica, sem descer do carro, pede silêncio para poder saudar os autarcas que se encontram na varanda principal.
Através de versos, a figura da cidade presta homenagem a quem “defende os interesses do povo” e terminada a recitação desce do carro e vai entregar ao presidente da Câmara Municipal, o documento onde estão escritos os versos.
À mistura com tradições, temos também iniciativas bem actuais. A noite de dia 21, quarta-feira, será animada pelo cantor Tony Carreira, no Estádio 25 de Abril.
No dia seguinte, dia 22, feriado nacional, Penafiel veste-se de gala e começa o dia com uma missa solene às 11h30, na Igreja Matriz. 
 
RELIGIOSO E PROFANO NA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI
 
Finalmente às 17h30, a fé traz milhares de visitantes às ruas por onde vai passar a Procissão de Corpus Christi, única no país.
A procissão de Corpus Christi é anterior à elevação de Arrifana de Sousa à categoria de vila havendo documentos que apontam 1540 como o ano em que se realizou pela primeira vez em Penafiel.
Juntando o religioso e o profano, a procissão integra, entre outros, a figura de S. Jorge, Anjo S. Miguel, a Serpe (um corpo de madeira com forma de serpente vestida de um pano pintado com escamas e asas) e o baile dos Ferreiros.
Refira-se ainda o carro triunfal, modelo do séc. XIX, em forma de concha com vários degraus no topo dos quais segue em pé a figura da cidade, guerreiro apoiado na sua lança, com escudo com as armas da cidade. Neste carro, puxado por uma junta de bois, vão crianças vestidas de anjos que lançam pétalas à multidão.
O trajecto a percorrer estará marcado por colchas que adornam os peitoris e sacadas e ano após ano, apesar de algumas variações, as tradições mantêm-se.
 
 
                                                                                                             Gabinete de Imprensa da
                                                                                                             Câmara Municipal de Penafiel