Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Professora da CESPU edita livro de distribuição Mundial

Prestigiada Editora norte-americana convidou Maria João Rocha para conceber e editar obra científica de referência na área da Fisiologia da Reprodução Animal

 
É portuguesa, professora e investigadora da CESPU – Cooperativa do Ensino Superior Politécnico e Universitário e foi convidada pela prestigiada editora norte-americana Science Publishers para conceber e editar um livro na área da Fisiologia da Reprodução Animal. «Fish Reproduction» é o título assinado por Maria João Rocha, como 1º editor, e que se encontra disponível para venda em vários distribuidores internacionais, como a Amazon que é a maior loja online do mundo.
 
Para a realização deste livro, Maria João Rocha convidou cerca de 40 cientistas, dos EUA à Austrália, todos internacionalmente reconhecidos como autoridades altamente prestigiados na área, que em conjunto, e durante um período de cerca de dois anos, criaram uma obra com cerca de 700 páginas de informação científica de “última hora”, sobre o tema “Reprodução em Peixes”.
 
A forma como é afectada a reprodução animal, perante o aumento da poluição ambiental, aliada às recentes alterações climáticas, é o tema em destaque em «Fish Reproduction». Nos peixes, as alterações dos ecossistemas têm contribuído para um crescente declínio dos stocks alimentares piscícolas, o que torna este facto extremamente preocupante, tanto para a comunidade económica como para a científica.
 
O livro mostra, em vários capítulos, o que se sabe até à data sobre a forma como os poluentes são capazes de desequilibrar os ciclos reprodutivos normais. Como na maioria dos casos os compostos estudados alteram o equilíbrio do sistema endócrino dos animais aquáticos, estes podem ficar menos férteis ou até inférteis. Este facto, que pode contribuir para a extinção de muitas espécies aquáticas, envolve mecanismos moleculares a nível celular, que sendo por vezes comuns entre peixes e Homem alertam para potenciais efeitos negativos neste último, como seja o incremento da infertilidade e mesmo o aumento de incidência de cancro testicular. Já os últimos capítulos deste livro são dedicados à aquacultura (“quintas” de animais aquáticos). Aqui são descritas as técnicas mais modernas e os últimos desenvolvimentos na área para reproduzir em cativeiro várias de espécies economicamente importantes, como o caso do bacalhau.
  
O convite da Science Publishers a Maria João Rocha para desenvolver este trabalho deveu-se ao seu interesse e empenho nesta área da ciência. Sobre este assunto, Maria João Rocha doutorou-se, publicou vários artigos científicos em revistas internacionais e elaborou dois capítulos para os livros Fish Endocrinology e Fish Adaptations. Actualmente, conduz vários projectos de investigação tanto na CESPU – Departamento de Ciências Farmacêuticas do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (ISCS-N), como no Centro de Investigação Marinha e Ambiental – Laboratório Associado (CIMAR – LA). No ISCS-N tem sido investigadora responsável por vários projectos, totalmente apoiados financeiramente pela CESPU, que têm envolvido a medição e “screening” de vários compostos químicos, potencialmente perigosos (e.g., por disfunção endócrina) para animais aquáticos e Homem, em águas superficiais de rios e estuários portugueses.
 
Os outros editores deste livro são também cientistas muito conhecidos da área, o norueguês A. Arukwe e o indiano B.G. Kapoor, dois professores com inúmeras publicações na área da reprodução e da biologia geral de peixes.

 

 

                                                                                                                                         Marlene Silva

                                                                                                                   Assessora de Comunicação