Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Paredes assinalou Dia Municipal do Bombeiro

 

 

No passado dia 25 de Maio, o Pelouro de Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes, liderado pela Vereadora Raquel Moreira da Silva, em parceria com as cinco Corporações de Bombeiros do Concelho (Associação Humanitária dos Bombeiros de Paredes, Associação Humanitária dos Bombeiros de Cete, Associação Humanitária dos Bombeiros de Baltar, Associação Humanitária dos Bombeiros de Lordelo e Associação Humanitária dos Bombeiros de Rebordosa, respectivamente), assinalou, pela primeira vez, a Comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, uma Iniciativa instituída pela Autarquia Paredense no início do corrente ano.

Tal como proferiu a Vereadora do Pelouro da Protecção Civil, “esta Homenagem teve como principal objectivo enaltecer o importante contributo dado na segurança, protecção e socorro da população, bens e animais, expressando o reconhecimento público a quem arrisca a sua vida no apoio à população do Concelho, bem como demonstrar os meios e equipamentos de que as Corporações dispõem em cada área de actuação”.

Acrescentou ainda, que se pretende, de igual modo, que estes momentos promovam a ligação, coordenação e trabalho conjunto das cinco Associações Humanitárias de Bombeiros em prol do apoio à sociedade civil.

O Programa Comemorativo integrou todo um conjunto de acções, tendo a parte da manhã correspondido ao momento mais solene do dia, nomeadamente com a Formatura das cinco Unidades Operacionais das Corporações de Bombeiros do Concelho e o hastear das Bandeiras frente aos Paços do Município, na presença da Autoridade Municipal de Protecção Civil, Dr. Celso Ferreira, do Comandante Operacional Distrital (CODIS), José António Teixeira Leite, o representante da Liga dos Bombeiros Portuguesas e o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, entre outros convidados.

Entretanto, seguiu-se o desfile apeado, que percorreu as ruas da cidade até às instalações dos Bombeiros Voluntários de Paredes, onde decorreu uma cerimónia religiosa com a celebração da missa dedicada aos Bombeiros Voluntários, presidida pelo reverendo Padre Vitorino Soares.

A ocasião serviu ainda para o Presidente da Câmara, Dr. Celso Ferreira, inaugurar as recentes obras de remodelação levadas a cabo no quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes, intervenções que visam dotar o edifício de refeitório, camaratas e instalações sanitárias que servirão de base de apoio logístico de categoria principal, sendo a nível Nacional a de maior envergadura e a única capaz de receber em simultâneo 150 elementos.

O Presidente da Câmara, aproveitou ainda para anunciar as obras que se irão realizar nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Cête e as obras de ampliação no Quartel de Lordelo, bem como das obras que decorrem actualmente nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Baltar.

Da parte da tarde, cada Corporação de Bombeiros expôs, no Parque da Cidade de Paredes, os equipamentos e meios disponíveis, tendo para o efeito realizado várias demonstrações ligadas à actividade que desenvolvem, permitindo que a população manuseasse os referidos recursos.

O encerramento das comemorações culminou com o desfile motorizado de cerca de cinquenta viaturas ao longo das principais artérias da cidade.

 

Gabinete de Comunicação da

Câmara Municipal de Paredes