Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

VIII Semana do Ambiente em Paredes de 02 a 08 de Junho

Apresentado Plano de Acção e Sensibilização Ambiental 08/09 e 09/10

 

O Plano de Acção e Sensibilização Ambiental visa melhorar a qualidade de vida e do Ambiente, que deve ser a conduta pessoal de todos os cidadãos.

Tem como objectivos reduzir a “Pegada Ecológica” no concelho de Paredes, provocar a tomada de consciência, a alteração de comportamentos e a promoção de hábitos para a diminuição da “Pegada Ecológica” de cada indivíduo, bem como, promover a actividade ambiental em Paredes.

Pretende-se o envolvimento de toda a população e, neste sentido, será feita uma aposta na comunicação/informação da iniciativa, bem como na formação dos cidadãos paredenses, particularmente da comunidade escolar.

 

O projecto será bianual e esta é a Emissão Zero. A Emissão Zero é uma marca que visa promover o desenvolvimento sustentável, compensando as emissões resultantes da actividade humana, através do sequestro do CO2, com a plantação de árvores. Pretende-se, ao mesmo temo, fazer um diagnóstico da “Pegada Ecológica” no concelho.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, e o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Pedro Mendes, participaram na apresentação do Plano de Acção e Sensibilização Ambiental, tendo realçado as boas práticas do Município no domínio do Ambiente.

 

Celso Ferreira destacou a aposta na sensibilização ambiental, designadamente no que à política da reciclagem diz respeito, “como forma de contribuirmos para um mundo melhor” e assegurarmos hoje um futuro mais limpo e mais saudável.

 

O vereador Pedro Mendes referiu que o Município não só já atingiu, como ultrapassa, grande parte das metas estabelecidas pela União Europeia, para serem cumpridas até 2011. A meta para a reciclagem do papel é de 60 por cento e, actualmente, Paredes já recicla 65 por cento.

Considera que a comunidade já está mais desperta para a matéria do ambiente, mas assegura que esta estratégia vai ser reforçada. “Paredes tem grande sensibilidade para as questões ambientais, mas queremos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e do ambiente e para tal é necessária uma alteração dos comportamentos”.

O projecto dirige-se a toda a comunidade, com destaque para a escolar e para que todos estejam envolvidos serão utilizados os meios de comunicação social, bem como suportes publicitários. Pretende-se que todo o concelho contribua para a diminuição da Pegada Ecológica.

A primeira fase consiste em traçar o diagnóstico, para se saber qual a Pegada Ecológica, qual o comportamento do município, para que, posteriormente possam ser definidas as metas para melhorar ainda mais o Ambiente em Paredes. A principal será a mudança de comportamentos e de atitude.

 

 

ROTEIRO AMBIENTAL

Dia 3 – Roteiro Ambiental – Visita guiada ao Ecocentro de Paredes e à ETAR com a Escola EB1 Corregais de Lordelo.

 “CALCULA A TUA PEGADA ECOLÓGICA”

 Dia 4 – “Calcula a Tua Pegada Ecológica”. Acção de sensibilização ambiental -Agrupamento Vertical de Escolas de Sobreira, no período da manhã;

 DIA DO AMBIENTE NA ESCOLA EB1 DE PAREDES

 Dia 5 – Comemoração do Dia do Ambiente na Escola EB 1 de Paredes, com a dinamização de 4 ateliers temáticos: “Lixo no bom caminho”; “Oficina de Música”, “Brinquedos em Acção” e “Trilho da Energia”.

 

A Câmara Municipal de Paredes, no âmbito da VIII Semana do Ambiente em Paredes, vai comemorar o Dia do Ambiente na Escola EB1 de Paredes, no dia 5 de Junho, com a realização de uma acção que terá lugar durante todo dia e abrangerá cerca de 400 alunos, dos 6 aos 10 anos de idade.

A acção consistirá na dinamização de diversos ateliers temáticos, subordinados a diversas temáticas ambientais, como por exemplo, oficinas de reutilização de materiais, de expressão corporal, actividades interactivas e jogos de grandes dimensões.

A comemoração do Dia do Ambiente no recinto da escola possibilita um contacto único dos seus alunos com as temáticas ambientais.

As actividades são diversificadas e dinâmicas para que as crianças estejam constantemente motivadas, sensibilizando-as para as questões ambientais e, assim, contribuam para o desenvolvimento sustentável do concelho e para a melhoria do ambiente, em geral.

 

Pelas 14h30 decorrerá um espectáculo (“performance”), subordinado ao tema da compostagem caseira denominado «Narigão», que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

 

17h00 – Entrega de mini-ecopontos individuais aos funcionários da Câmara Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho;

 

PROJECTO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA ARTE – Energia

20h30 - 1º Espectáculo “ENERGIA” realizado pelas 16 turmas (300 crianças) que participaram ao longo do ano no projecto “Educação Ambiental pela Arte”, que terá lugar no auditório da Fundação A Lord;

 

Estará em cena no auditório da Fundação A Lord, pelas 20h30, do dia 05 de Junho e pelas 15h00 e 21h00 do dia 06 de Junho o espectáculo «A Energia», resultante do projecto «Educação Ambiental pela Arte» desenvolvido durante o corrente ano lectivo.

A representação e apresentação do trabalho desenvolvido durante o projecto, aos pais e familiares das crianças envolvidas e a toda a comunidade é o culminar de um projecto que abordou a temática da energia, em 16 escolas e abrangeu mais de 300 alunos do concelho de Paredes.

O espectáculo vai reunir em palco os alunos e professores envolvidos, bem como formadores, actores e bailarinos espelhando, desta forma, o carácter multidisciplinar desta iniciativa.

 

«Educação Ambiental pela Arte» adopta o tema “energia”, uma problemática intrinsecamente relacionada com o crescimento da população e com a crescente industrialização das sociedades modernas. Actualmente, o consumo de energia no mundo está resumido, na sua grande maioria, às fontes de energia tradicionais, como o petróleo, o carvão e o gás natural. Essas fontes são poluentes e não renováveis, pelo que no futuro, serão inevitavelmente substituídas. Para garantir a existência de energia suficiente no futuro é necessário geri-la prudentemente no presente. A poupança e eficiência energética estão, portanto, na ordem do dia e são uma preocupação premente.

 

Dia 6 9h30-12h00 - Jornadas do Ambiente - no Aterro Sanitário de Lustosa - Acção conjunta CM Paredes/Ambisousa com a participação das Escolas EB1 de Corregais (Lordelo), EB 1 de Alto da Vila (Duas Igrejas) e EB 1 Calvário (Vilela), contemplando cerca de 300 alunos;

- Apresentação do 2º e 3º Espectáculo “ENERGIA” a realizar-se de manhã, para a população escolar e às 21h00 para os pais e encarregados de educação, respectivamente, que terá lugar no auditório da Fundação A Lord;

Dia 7Caminhada Ambiental9h30 – Concentração no Jardim Central de Lordelo - Identificar para Melhorar. Consiste na identificação e registo fotográfico de pontos negros no noroeste do concelho (Lordelo e Rebordosa) aos olhos dos mais jovens. A acção será desenvolvida em parceria com os Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Paredes e aberto à população juvenil em geral.

Dia 8Encerramento da VIII Semana do Ambiente com o grande espectáculo GNR/SEPNA, a realizar a partir das 14h30 no Parque da Cidade.