Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

AdDP COMEMORA DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM AS ESCOLAS DO PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Águas do Douro e Paiva (AdDP), empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Grande Porto e ao Vale do Sousa, comemora o Dia Mundial do Ambiente, em clima de festa, com as Escolas Vencedoras, através do Concurso “Projecto Mil Escolas”, no dia 17 de Junho de 2008, das 9h às 18h, na Fundação de Serralves.

Desenvolvido durante este ano lectivo, com continuação no próximo, o programa educativo envolve 15 escolas, dez do 1º ciclo e cinco do 2º ciclo, cerca de 1 300 alunos, entre os 6 e os 12 anos, e cerca de 130 professores, para o qual a AdDP canalizou e vai continuar a investir mais de 200 mil euros, durante os anos lectivos 2007/08 e 2008/09, para o desenvolvimento dos projectos, computadores, diversos acessórios informáticos, manuais para professores e alunos.

Este Concurso foi lançado em Setembro de 2007 junto das escolas do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, da rede pública e privada, de 20 Municípios, e está inserido no Programa Integrado de Educação Ambiental: A Água e os Nossos Rios.

O Projecto “Mil Escolas” pretende fomentar a participação efectiva da comunidade escolar na gestão e valorização da água e das zonas ribeirinhas da respectiva localidade, disponibilizando apoio técnico e financeiro ao desenvolvimento de projectos educativos próprios. A implementação do Programa nas escolas, durante este ano lectivo, envolveu acções de formação aos professores, a dinamização de acções lúdico-pedagógicas para alunos e professores. Ao longo do desenvolvimento dos seus projectos, as escolas contaram com um técnico especializado para acompanhamento das suas actividades, visitas de campo, apoio em palestras e outras acções de sensibilização junto das comunidades respectivas, no âmbito dos princípios da Agenda 21 Local e da Agenda 21 Escolar.

O Evento comemorativo do Dia Mundial do Ambiente conta com uma exposição conjunta dos trabalhos, acções lúdicas e inéditas apresentadas pelas das escolas, actividades livres e um espectáculo musical “À volta do Planeta”. A Fundação de Serralves foi o palco escolhido para juntar cerca de 1 000 alunos do 1º e 2º ciclos, divididos pela manhã e tarde do dia 17, com os respectivos professores e auxiliares de acção educativa.