Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

A arte do Românico como fonte de Criatividade Contemporânea

 

 

Troca de experiências

 

O Município de Paredes conjuntamente com representantes dos restantes municípios do Vale do Sousa e elementos da equipa da Rota do Românico do Vale do Sousa participaram no Seminário Internacional sobre a “El arte Românico como fuente de la Creatividad Contemporânea”, que decorreu no passado 05 e 06 de Junho em Zaragoza.

Este seminário foi promovido pela Comarca Aragonesa de Cinco Villas, a norte da província de Zaragoza, cujo legado artístico e monumental da época Românica já faz parte de um projecto estruturado de divulgação turística e teve como objectivo estabelecer uma relação entre a arte medieval e as diferentes áreas do saber actuais.

Desta forma, as comunicações proferidas trataram a relação entre a arte românica e os meios de comunicação, a fotografia, a literatura, o cinema e arquitectura moderna.

Com esta actividade pretenderam, também, alargar as relações do património local com outros territórios europeus, tendo por base o projecto “Europa Românica”.

 

Neste sentido, esta participação no seminário conjugada com as visitas aos monumentos, contribuiu para o enriquecimento do conhecimento e troca de experiências relativas à conservação, valorização e promoção deste importante legado, tornando-se numa mais valia para as práticas no âmbito da Rota do Românico do Vale do Sousa.