Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Arquivo Municipal de Penafiel lança concurso inovador a escolas do 1º ciclo

DOCUMENTOS DE ARQUIVO TRANSFORMADOS EM CONTOS

 

Já foram atribuídos os prémios do concurso de escrita "Um documento de arquivo - vários contos", a que concorreram os alunos do quarto ano do 1.º Ciclo de várias escolas do concelho. Imaginação, criatividade e aprendizagem da história de Penafiel, estiveram na base do concurso.

 

O 1.º Prémio, um computador, foi atribuído à Escola de Marmoiral, Fonte Arcada, pelo trabalho apresentado pela aluna Joana Catarina Morais Moreira.

O 2.º Prémio, uma máquina fotográfica digital, foi para a escola de São Lourenço, em Paço de Sousa pelo conto escrito por Madalena Almeida Correia.

O jardim-escola João de Deus, Penafiel recebeu um livro pelo trabalho realizado pela aluna Alexandra Maria Pinto Silva.

A entrega dos prémios foi feita pelo vereador da Educação, Rodrigo Lopes, que referiu o carácter inovador da iniciativa que consistiu na apresentação de um conto inspirado num documento do Arquivo Municipal de Penafiel.

Segundo Rodrigo Lopes, “a iniciativa tenta dar resposta às preocupações nacionais quanto à necessidade em incrementar nas crianças e nos jovens o gosto pela escrita e pela leitura”. São assim objectivos, “sensibilizar a população escolar para a importância da leitura, da escrita e dos documentos de arquivo como testemunho da nossa história, desenvolver conhecimentos ao nível da história de Penafiel e do Arquivo”, acrescentou o autarca.

Na entrega de prémios, não faltaram alunos, professores e familiares. Foi opinião generalizada dar continuidade a esta acção considerada importante para estimular o desenvolvimento das capacidades imaginativas e criativas, bem como a construção de textos com cariz literário.

 

 

Gabinete de Imprensa da

Câmara Municipal de Penafiel