Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

3.500 Crianças do 1º ciclo de Paços de Ferreira recriam Marchas, Romarias e Festividades Populares

 

É a festa de encerramento do ano lectivo

 

Mais de 3.500 crianças dos 4 Agrupamentos de Escolas do concelho vão desfilar na próxima sexta-feira, dia 20, pelas 18h30, pelas ruas da cidade, assinalando desta forma o encerramento das actividades lectivas, sob o lema “Marchas Populares, Romarias e Festividades da Nossa Terra”

O Cortejo parte do Estádio da Mata Real e termina nas imediações da Câmara Municipal.

Esta iniciativa é da autarquia, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Frazão, Freamunde e Paços de Ferreira.

 

Cada agrupamento interpretará o conceito de marcha e romaria da forma mais criativa que entender, ajustando-o ao desfile que vai apresentar no próximo dia 20. O tema desta iniciativa pretende despertar nas crianças do 1º ciclo do ensino básico a noção da preservação das nossas festas de cariz mais popular.

A recepção aos alunos será efectuada pelos diferentes professores titulares dos 4 agrupamentos, pelas 18 horas, junto ao Estádio da Mata Real.

O percurso segue depois a artéria junto às Piscinas Municipais, onde estará localizada a tribuna de honra, seguindo-se as ruas que envolvem a Praça da República.

Na tribuna de honra estarão os membros da Câmara Municipal, Direcção Regional de Educação do Norte, Presidentes de Junta de Freguesia, GNR, presidentes de escolas e demais entidades.

Depois da Festa de encerramento do ano lectivo do ano passado, que lotou por completo o Estádio da Mata Real, entendeu a Câmara Municipal e os Agrupamentos passar a festa para a rua, envolvendo toda a população interessada numa relação de convívio com a comunidade escolar do concelho.

 

GCI

Gabinete de Comunicação e Imagem

Olga Leite