Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Abastecimento de água e saneamento em vários locais do concelho de Lousada

 

 

Intervenções em Silvares, Lodares, Macieira, Sousela e Lustosa


Rede de água e saneamento avança

 

 A Câmara está a proceder a várias intervenções no âmbito do abastecimento de água e saneamento em vários locais do concelho.

Na Rua Palmira Meireles, no centro da vila, estão a ser realizadas obras de reconstrução da rede de águas residuais, numa extensão de cerca de 640 metros, e também de águas pluviais, com 80 metros de extensão.

 Esta intervenção deve-se ao abatimento sucessivo da mina existente no local, facto que implicou a alteração de toda a rede de saneamento. Com estas obras foram construídas novas infra-estruturas e efectuado um desvio para traçados possíveis, trazendo implicações ao nível dos ramais domiciliário.

Os trabalhos, que estão a ser realizados por administração directa, ficam concluídos durante este mês. No decorrer da intervenção foram ainda detectados problemas na rede de águas pluviais, tendo também de ser alterada na totalidade devido ao entupimento e esmagamento dos tubos. O custo total das duas intervenções ronda os 75 mil euros.

Na freguesia de Macieira, os trabalhos no âmbito da rede de águas residuais ficam concluídos durante o próximo mês.  A intervenção no Lugar Novo está concluída e na Estrada do Meio encontra-se em fase de conclusão. Ficam em falta pequenas extensões de rede que, em função das possibilidades e interesse dos moradores, possam ser efectuados à medida do solicitado. As obras foram realizadas em mais de cinco mil metros, num valor aproximado de 300 mil euros.

Também em Lodares estão a ser realizadas intervenções para ampliação da rede de águas residuais. Encontram-se concluídos os trabalhos no lugar de Melote, estando prevista a entrada em funcionamento de algumas áreas para breve. Entretanto, aguarda-se a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais na freguesia e posterior ligação à rede. A intervenção realizada tem um valor de cerca de 150 mil euros, numa extensão de mais de 2500 metros.

A primeira fase das obras relativas à rede de águas residuais na freguesia de Sousela fica concluída até final deste mês no lugar de Moreira, ao longo da Estrada Municipal que liga a freguesia a Raimonda, Paços de Ferreira.

Sousela vai passar a ter o abastecimento de água feito a partir do reservatório local que se encontra concluído. Estas intervenções têm um custo aproximado de 363 mil euros.

Em Lustosa prosseguem as obras para a implementação da rede de abastecimento de água no Loteamento da Zona Industrial e da Cruz Nova, a partir do reservatório provisório instalado no Aterro Sanitário Municipal. A intervenção está orçada em cerca de 200 mil euros. Com a construção do novo reservatório em Lustosa vai ser possível abastecer a população daquela zona da freguesia a partir do final deste ano.

Na restante freguesia encontram-se em fase de conclusão as obras da rede de abastecimento de água e águas residuais, realizadas por empreitada. 

 

 

Gabinete de Imprensa da

Câmara Municipal de Lousada