Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Feira das Merendas dias 28 e 29 em Paços de Ferreira

A Associação “Amigos do Pilar”, com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, da Junta de Freguesia de Penamaior e da Região de Turismo do Verde Minho realiza nos próximos dias 28 e 29, no recinto da Feira do Cô a tradicional Feira das Merendas, evento que todos os anos atrai milhares de pessoas.

A iniciativa, que acolhe também o XXV Festival de Folclore “As Lavradeiras de Penamaior”, pretende recriar a tradição histórica dos pacenses que há décadas atrás, levavam a sua merenda para a Feira do Cô quando por lá passavam o dia para vender um porco, hortaliças ou ovos caseiros, ou quando o lavrador promovia uma merenda no final de um dia de trabalho na terra.

 

Com o fim das sementeiras, com a chegada do Verão, das romarias e das festas populares, a Associação “Amigos do Pilar” pretende recriar uma tradição gastronómica e cultural, complementada com animação musical e com cenários associados ao ciclo do linho, das sementeiras, do pão e do vinho, sem esquecer a olaria, associada à cozinha tradicional. Em Penamaior, não havia festa ou romaria, sementeira ou colheita que levasse chouriço, presunto, broa e vinho no farnel que cuidadosamente se preparava.

Pataniscas de bacalhau, rojões, papas de sarrabulho, cebolinhos em vinho, sardinhas fritas e assadas em molho de cebolada, iscas de fígado, chispe de porco, moelas, dobrada, feijão frade, doçaria tradicional e um cem número de sugestões gastronómicas vão relembrar um ritual ancestral no concelho.

Em paralelo com petiscos, cheiros e sabores a organização tem preparado um programa popular no recinto da Feira do Cô, onde decorre o evento.

A Feira das Merendas 2008 abre no próximo dia 28, sábado, pelas 14h00.

 

Programa:

Dia 28 - sábado

13h30 – Grupo de Bombos

14h00 – Abertura da Feira

15h30 – Actuação do Grupo “Cordo’bis”

21h00 – XXV Festival de Folclore “As Lavradeiras de Penamaior”

01h00 – Encerramento

 

Dia 29 – domingo

13h30 – Grupo de Bombos

14h00 – Abertura da Feira

15h00 – Tuna da Universidade Prosénior

16h00 – Cantares ao Desafio

16h45 – Grupo de Bombos

17h30 – Cantares ao Desafio

19h00 – Grupo de Música Tradicional “Brilhante Sol”

22h00 – Encerramento, com fogo de artifício

 

 

XXV Festival de Folclore “As Lavradeiras do Centro Social da Paróquia de Penamaior”

 

A edição 2008 da Feira das Merendas integra, no dia 28, pelas 21 horas, o XXV Festival de Folclore “As Lavradeiras do Centro Social da Paróquia de Penamaior” que contará com as participações do rancho anfitrião, Rancho Folclórico Santa Maria de Verim (Póvoa de Lanhoso), Rancho Etnográfico e Folclórico Santa Maria de Moitas Venda (Alcanena Ribatejo), AR Cultural Rancho Típico do Ilhéu (S. Roque da Lameira, Porto) e Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães.

 

GCI

Gabinete de Comunicação e Imagem

Olga Leite