Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Paredes no V Simpósio Internacional “Minería Y Metalurgia Históricas en el Suroeste Europeu”

 

 

Decorreu na Universidade de León, entre 19 e 21 de Junho, o V Simpósio Internacional sobre “Minería Y Metalurgia Históricas en el Suroeste Europeu”, organizado pela Sociedade Espanhola para a Defesa do Património Geológico e Mineiro (SEPGYM), em homenagem a Claude Domergue, a quem coube a conferência inaugural, na qualidade de homenageado e pioneiro na investigação sobre mineração e metalurgia de ouro romano.

O programa estabelecido foi dividido em cinco secções temáticas e cronológicas: Mineração e Metalurgia Pré-históricas; Mineração e Metalurgia Pré–Romanas e Mineração e Metalurgia Romanas; Mineração e Metalurgia Medievais; Mineração e Metalurgia das Idades Modernas e Contemporâneas e Património Mineiro. Musealização de zonas mineiras.

 

O Município de Paredes esteve representado pela arqueóloga Maria Antónia Silva e pela geóloga Natália Félix, do Gabinete de Arqueologia e Património, com a comunicação subordinada ao tema “ A Mineração romana no concelho de Paredes, em co-autoria com os geólogos do Departamento de Geologia da FCUP, Alexandre Lima e Guerner Dias.

A abordagem incidiu de modo mais particular nos trabalhos mineiros relativos à concessão do chamado “Poço Romano”, junto ao monte de Santa Iria, freguesia da Sobreira e ao património arqueológico, eventualmente a ele associado.

O tema apresentado e respectivos dados despertaram interesse nos presentes, com destaque para a arqueóloga Béatrice Cauuet (especialista em mineração de ouro romana) e Roberto Matias Rodriguez (engenheiro de Minas e investigador deste património) que demonstraram vontade em solidificar os contactos e desenvolverem conjuntamente. projectos de investigação.