Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Paredes aposta na descentralização da actividade cultural

 

 

Encontr’Artes –Encontro das Artes com o Público…na rua

27, 28, 29 de Junho

 

O Município de Paredes está a levar a cabo mais uma edição do Encontr’Artes - Encontro das Artes com o Público…na rua, nas Praças de Paredes, Lordelo e Rebordosa. A primeira parte deste programa cultural realizou-se no passado fim-de-semana e a segunda fase vai ter lugar nos próximos dias 27, 28 e 29 de Junho.

No que respeita ao programa, o Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, diz que “regressamos ao figurino, que se justifica pela intensa actividade cultural que o Município proporciona ao longo do ano”.

Considera estas iniciativas de “grande valor, sendo que algumas delas já passaram, designadamente pela Fundação Serralves”.

De acordo com Celso Ferreira o “Encontr’Artes é “mais um ponto alto na cultura em Paredes”. “Tem que ser entendido como a cereja no topo do bolo, como uma programação muito intensa e de qualidade”.

Para o autarca, a agenda cultural paredense é a “melhor da região e uma das melhores da Área Metropolitana do Porto.”A calendarização dos eventos ao longo do ano “permite uma maior vivência e afluência de público”, vincou.

No mesmo sentido, o vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Mendes, evidenciou que “a festa do encontro das artes é na rua”, suportada por uma estratégia cultural.

O vereador sente “um grande orgulho” porque toda a programação cultural “fica vendida” na semana seguinte após a sua divulgação.

De acordo com Pedro Mendes tem sido feita uma aposta na cultura diferenciada que “consegue atingir todos os públicos”.

Destacou o Programa Famílias - como um “projecto de referência para a comunidade”; o PT Paredes com Teatro – “temos projectos que podem estar em qualquer parte do país”; – o projecto Artmatrix – “como projecto pedagógico que ajuda as crianças a integrarem-se melhor na escola e na comunidade” – e, agora, o Encontr’Artes – “grande festa da rua, com propostas ímpares”.

A autarquia investe neste Festival de Rua descentralizado, que pretende aumentar a qualidade e a diversidade dos espectáculos, cerca de 45 mil euros.

 

 

Programação Encontr’Artes

 

27, 28 e 29 de Junho

 

Charanga

 

27 Junho, 22h00 - Jardim Central  de Lordelo

 

Sinopse: Charanga constitui uma das partes do projecto alargado Ciclo das Minas. Com ele Circolando parte para as terras esquecidas que são as minas abandonadas em busca das vidas que lá persistem.

Das vidas que perduram nas histórias e nos sonhos das suas gentes.

Vidas negras de homens-toupeira onde luz a sempre persistente “tenebrosa e maravilhosa loucura”. A loucura que deforma porque não se conforma. Desobedece, com o sonho de outros mundos. Subverte, procurando a beleza, o prazer e o espanto.

Vidas que Charanga celebra tomando por pontos de partida dois objectos simbólicos: a bicicleta e a evocação do vento e da viagem; a fanfarra e as imagens associadas do brilho e da luz.

A estes objectos vieram juntar-se a turba de água que traz consigo o mar e os sonhos de criança nos círculos de um carrossel... sonho com sóis e cabeças de vento.

 

Entidade Artística: Circolando

 

 

Tascas Tour

 

28 de Junho, 22h00, Jardim Central de Lordelo

 

Sinopse: Os O’queStrada estão a caminho! Universal e indescritível, a sua sonoridade ousa uma fusão única impregnada do espírito do fado, do ska, do pop, do funáná e de outras histórias que cruzam o seu caminho.

Este clã desenha o seu mapa de fronteiras musicais e traça a estrada no encalço de todos vocês, numa saga de enredo, fugas, amor, mistério e acção. Com os seus instrumentos base: a guitarra à portuguesa, a contra-bacia, a guitarra rítmica, a voz e o acordeão, falam entre eles uma língua singular, energética e popular numa viagem sonora 99% acoustic style.

 

Entidade Artística: O’queStrada

 

Farra Fanfarra

 

28 Junho, 20h00, Praça da Comunidade, Rebordosa

 

Sinopse: A Farra Fanfarra abana o Globo Terrestre até as fronteiras se transformarem numa confusão de ritmos e cores inebriantes.

Circo e Música de mãos dadas para uma farra sem limites!

 

Entidade Artística: Farra Fanfarra

 

 

Dona Gatafunha e o Resto do Mundo

 

29 Junho, 17h00, Jardim Central de Lordelo

 

Sinopse: Três personagens de uma antiquíssima fábula, cruzam-se com Dona Gatafunha e uma nova história acontece. Entre o sono e o sonho, habilidades e desassossegos de quem por tudo e por nada anda nas bocas do mundo. As piruetas aflitas e clownescas de querer acertar a vida pela cabeça dos outros.

Espectáculo inspirado no universo da banda desenhada e na fábula O Velho O Rapaz e O Burro de Esopo e La Fontaine.

 

Entidade Artística: Teatro Joana

 

 

Corrida Mirabolante

 

29 Junho, 17h00, Avenida Bombeiros Voluntários de Rebordosa

 

Sinopse: Neste espectáculo, o público irá assistir a uma divertida corrida, disputada por quatro concorrentes muito trapalhões que conduzem originais viaturas, construídas com materiais reciclados.

 

Entidade Artística: Teatro Extremo

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.