Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Jornada Técnica Distrital em Paredes – Defesa da Floresta Contra Incêndios

 

 

Consciente da necessidade de planear e debater os assuntos relativos à prevenção de incêndios florestais, o Pelouro de Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito do Porto (CDOS), dinamizou, no passado dia 26 de Junho, uma Jornada Técnica Distrital dirigida aos Agentes de Protecção Civil do Distrito, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O Evento teve lugar no Centro Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Freguesia de Castelões de Cepeda, Concelho de Paredes, e visou essencialmente dar a conhecer as Boas Práticas dos Gabinetes Técnico Florestais e do Serviço Municipal de Protecção Civil dos 16 Municípios do Distrito do Porto, contribuindo para a troca de informações e experiências práticas, no sentido de aumentar a eficácia na prevenção de incêndios florestais.

Neste contexto, Celso Ferreira, Presidente da Autarquia Paredense, reforçou a importância deste tipo de Iniciativas e dos dividendos que delas se podem tirar, destacando a este nível o importante contributo da partilha do saber técnico para protecção da Floresta.

O Comandante Distrital, José Teixeira Leite, por sua vez, sublinhou o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos Técnicos dos Gabinetes Florestais, o qual se tem revelado fundamental na prevenção e combate ao flagelo dos incêndios florestais.

A Jornada foi marcada pela assinatura de um Protocolo de Colaboração para a instalação de meios e equipamentos de Defesa da Floresta, nos meses de risco de incêndio, no Sul do Concelho de Paredes, entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete, a Junta de Freguesia de Recarei e o Centro Social e Paroquial de Recarei.

Tendo em conta que a Zona Sul do Concelho é a que abrange a maior área florestal, foi assinado o referido Protocolo que prevê a instalação de uma Equipa de Vigilância Avançada, composta por três viaturas de combate a incêndios, cuja área de actuação coincide com a área de actuação própria do Corpo de Bombeiros de Cete, numa estratégia de acção concertada entre os Agentes de Protecção Civil locais, que visa essencialmente tornar mais rápida e eficaz o combate aos incêndios florestais.

Tal como referiu Raquel Moreira da Silva, Vereadora do Pelouro de Protecção Civil daquele Município, este Protocolo concretiza uma ambição antiga, sendo, portanto, com grande satisfação que assiste à assinatura do mesmo, uma vez que este é mais um passo em prol da defesa de bens, pessoas e animais.  

Finda a primeira parte dos trabalhos desta Jornada Técnica, o Jardim de Infância “Gente Miúda” da Freguesia da Sobreira – Paredes, apresentou uma dança intitulada “Viva a Floresta”, criada no âmbito do Clube de Protecção Civil, cuja mensagem alertava para o perigo de fazer fogo na floresta.

Na segunda parte dos trabalhos, deu-se continuidade à apresentação das Boas Práticas pelo que, finda a sessão, os Agentes de Protecção Civil mostraram-se satisfeitos e certamente mais enriquecidos com esta partilha de experiências.