Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Orquestra Juvenil da Banda de Música de Cete encantou auditório francês

 

 

Como já é habitual e decorrente da geminação em vigor, o Município de Paredes proporcionou a um grupo do concelho uma viagem a Montereau-Fault-Yonne, em França, entre os dias 30 de Junho e 5 de Julho.
 
2008 é o ano que marca um novo modelo na selecção dos participantes, uma vez que o Vereador que tutela a pasta da geminação, Pedro Mendes, optou por premiar as associações locais que, independentemente do seu cariz, são um relevante cartão de identidade dos nossos costumes e das nossas gentes. Refira-se que nos anos anteriores, e atendendo a determinados critérios, o apuramento do grupo era uma tarefa que competia às Escolas EB 2/3 e Secundárias do concelho.
 
Os primeiros beneficiados com esta alteração foram os elementos da Orquestra Juvenil da Banda de Música de Cete que rumaram a terras de Napoleão, numa aventura de 6 dias.
 
Na bagagem levaram roupas leves para as tradicionais visitas a Paris e à Disneyland, os instrumentos musicais e o uniforme para exibirem no concerto que estava agendado para o dia 4 de Julho, no Conservatório Municipal de Música Gaston Litaize, em Montereau.
 
Deste modo, 26 jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 24 anos, sob a orientação do maestro Carlos Barbosa, iniciaram uma actuação de duas horas, onde se entoaram temas como “O Senhor dos Anéis”, “Os Piratas das Caraíbas”, “Pó de Arroz”, de Carlos Paião, entre outros.
No público, para além de representantes municipais da cidade gémea, portugueses e franceses vibraram com o magnífico trabalho desta Orquestra que finalizou o espectáculo com o hino francês - A Marselhesa.
 
O intercâmbio desenrola-se a bom ritmo, com a participação da Fanfarra de Montereau nas Festas da Cidade de Paredes, nomeadamente, nos dias 20 e 21 de Julho.