Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

III Festival Tradicional de Lousada

 

Mostra de Produtos Locais com prova de vinhos e seminário

 
Hoje, pelas 18horas, começa o Festival Tradicional de Lousada, que se prolonga até dia 28, na Praça das Pocinhas.
A Mostra de Produtos Locais é a primeira iniciativa que vai estar patente até dia 16. Nos vários stands os produtores locais vão apresentar e exibir as melhores colheitas, onde se destacam os vinhos, queijos, compotas, bolachas, mel, enchidos, produtos hortícolas e frutícolas, melão casca de carvalho e broa de milho.
O Conjunto António Mafra promete muita animação para a noite de hoje, com espectáculo marcado as 21H30.
Amanhã realizam-se duas actividades destinadas, essencialmente, aos produtores locais. A segunda edição do Concurso de Vinhos, ocorre da parte da manhã, com o objectivo de promover e premiar os produtores e armazenistas do concelho que se destacam no sector vitivinícola. Assim a prova cega vai ser efectuada no Espaço AJE, à porta fechada. O júri é presidido pelo enólogo lousadense, Jorge Sousa Pinto, vão eleger os melhores vinhos na categoria de vinhos verdes, variedades de branco, tinto, espadeiro e espumante. Os melhores vinhos vão receber um troféu e uma etiqueta de reconhecimento para ser colocada no lote premiado.
De acordo com o Vereador do pelouro da Agricultura, Comércio e Indústria, Dr. Pedro Machado “a região de Lousada é por excelência uma região produtora de bons e reconhecidos vinhos verdes, e com este concurso vamos mostrar a quem aprecia este produto as potencialidades que podem encontrar nesta região”.
A partir das 16h00, também no Espaço AJE, tem início o seminário intitulado “Novas dinâmicas da agricultura em Lousada”. A iniciativa conta com a presença do Eng. Rocha Fernandes e do Eng. Joaquim Moreira, da Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, e também de um representante da Ader-Sousa. Em destaque vão estar os sub-programas 1 e 3 do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural.
A animação vai ser muita e, amanhã, sobe ao palco o agrupamento musical Pentágono. A noite de sexta-feira vai ser animada pelo duo musical Hélder e Luís e sábado actua o grupo de Cavaquinhos de Lodares. No dia 13, domingo, é a vez de subir ao palco o conjunto Pai e Filhos. Na segunda-feira actua o Rancho Folclórico Flores da Primavera e na terça-feira o público pode assistir aos Cantares ao Desafio com Domingos da Soalheira e Adília. Terça-feira, dia 16, actua na Praça das Pocinhas o cantor lousadense António Duarte. 

A partir do dia 17 tem início a Feira de Artesanato, que se prolonga até dia 28, também na Praça das Pocinhas.

 

 

Gabinete de Imprensa da

Câmara Municipal de Lousada