Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Campeões do Crono encontrados em Penafiel

 

Luís Sousa (Peixoto Filho/Arca de Noé) alcançou, este sábado, o título de Campeão Nacional de Contra-Relógio na categoria de Cadetes. O jovem de 14 anos concluiu os 11,7 Km da prova realizada em Penafiel, em pouco mais de 17 minutos. O corredor que está a fazer a primeira época de Cadetes não esconde o sonho de continuar a pedalar até poder participar na Volta a Portugal dos profissionais.
André Carvalho (LA Sistemas/Trevomar) sagrou-se vice-campeão ao gastar mais 8 segundos que o vencedor, enquanto Rafael Reis (Clube de Ciclismo Paio Pires) foi terceiro classificado com mais 11 segundos.
 Amaro Antunes (Crédito Agrícola Alcobaça Clube de Ciclismo) é o novo Campeão Nacional de Contra-Relógio na categoria de Juniores ao percorrer os 17,7Km do percurso em 23 minutos e 7 segundos. Depois do terceiro lugar no ano passado o corredor apostou tudo no “crono”, uma especialidade onde se tem aplicado particularmente: “Pelo que vejo no ciclismo profissional é nos contra relógios que se pode fazer alguma diferença nas grandes voltas, e é esse o meu objectivo.” O companheiro de equipa Fábio Silvestre alcançou a medalha de prata e André Mourato (Manuquimica/Ferrindal/GD Lousa) com mais 1 minuto e 28 segundos que o vencedor o terceiro classificado.
 
No sector feminino as corredoras da equipa da casa, ADRAP - Associação Desportiva e Recreativa Ases de Penafiel, dominaram os escalões mais jovens – Cadetes e Juniores - dos Campeonatos Nacionais de Contra- Relógio. Ana Silva conhecia bem o percurso de 5,7 Km que terminou em pouco mais de 10 minutos, sagrando-se Campeã Nacional de Contra-Relógio Cadetes. Susana Conceição (BTT Loulé) com mais 18 segundos que a vencedora e Ana Azenha (CC Spol Caixa Nova) com mais 21 ganharam respectivamente a prata e o bronze.
Nos juniores Rosa Moreira não esperava ganhar no primeiro ano a correr neste escalão, mas ao gastar menos 18 segundos que a medalha de prata Filipa Queirós (Spol Caixa Nova) arrecadou o título e a medalha mais desejada. Carolina Gregório (ACD Milharado) com 21 minutos 03 segundos ficou com o bronze na categoria Júnior destes nacionais de contra-relógio.
A fechar a competição feminina a experiente Isabel Caetano (CC Spol Caixa Nova) bateu por 4 segundos a colega de equipa Ester Alves e arrecadou o quinto título de campeã nacional de contra-relógio na categoria elite.
Visivelmente emocionada, Isabel Caetano dedicou a vitória à mãe que se deslocou a Penafiel para acompanhar a atleta nestes campeonatos e explicou: “Este ano festejei muito mais, pensei que com o passar dos anos a emoção diminuía um pouco, mas não. Quanto mais se ganha, mais feliz se fica e mais garra tenho. Hoje confiei muito em mim, mas vou buscar muitas das forças à minha mãe.” Anais Moniz (ACD Milharado) cumpriu os 17,7 Km do percurso em Penafiel gastando mais 1 minuto e 14 segundos que a vencedora e levou para casa a medalha de bronze.
 
Circuito de Penafiel à procura dos campeões de linha
Cadetes, Juniores e Femininos
 
Amanhã, domingo cumprem-se as provas em linha destes nacionais com os Cadetes e os escalões femininos a integrarem o mesmo pelotão que, durante a manhã, se concentrará junto à Câmara Municipal de Penafiel para percorrer 68,8 Km num circuito com pouco mais de 16 Km. À tarde é a vez do escalão Júnior se fazer à estrada para cumprir seis voltas ao circuito penafidelense num total de 103.6 Km.
 
Os Nacionais de Estrada têm o apoio da Câmara Municipal de Paredes, Câmara Municipal de Penafiel, Edp, Jogos Santa Casa, Super Bock mini, Água das Pedras, Vitalis, Bogani, Ford, Liberty Seguros, Caves AltoViso, Rádio Renascença, RTP, Jornal de Notícias, O Jogo, JC Decaux.