Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada - Campeões de linha em Penafiel

A cidade de Penafiel recebeu este domingo o último dia dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada com as provas em linha dos Cadetes, Juniores e todos os escalões da competição feminina, a realizarem-se num circuito com pouco mais de 16 Km de distância.
 
A cadete Ana Silva (ADRAP) vestiu-se de ouro nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo que decorreram este fim de semana em Penafiel. Depois da vitória no Contra Relógio, realizado no sábado, a corredora da equipa da casa subiu ao pódio este domingo para envergar, também, a Camisola de Campeã Nacional de Estrada no escalão de cadetes. Uma vitória trabalhada “em equipa e com cabeça”, como referiu a nova Campeão Nacional que chegou à meta na companhia da colega Carla Santos que com mais 21 segundos alcançou a medalha de prata. Ana Azenha (Spol/Caixa Nova) chegou ao bronze depois de gastar quase 1 hora e 10 minutos para completar os 34 Km do percurso realizado no circuito de 16 Km traçado na cidade de Penafiel.
 
Nas Juniores, a corredora Sandra Pinto (Spol/Caixa Nova) arrancou nos últimos 300 metros para garantir, ao sprint, a concretização do sonho de ganhar a medalha de ouro na categoria que antecede as elites. Rosa Moreira, que no Sábado se sagrou Campeã Nacional de Contra Relógio em Juniores, foi cronometrada com o mesmo tempo da vencedora, 1 hora 38 minutos e 14 segundos, e arrecadou a prata. Carolina Gregório (ACD Milharado) gastou apenas mais 4 segundos para cumprir os 51,4 km do percurso traçado para as juniores e foi medalha de bronze.
 
A elite Vice-Campeã de Contra-Relógio, Ester Alves (Spol/Caixa Nova), alcançou a medalha de ouro ao gastar 2 horas e 7 minutos para cumprir os 68,8 Km do percurso destinado ao escalão maior da categoria feminina. A nova Campeã Nacional de estrada atacou quando faltava uma volta para terminar o percurso, alcançou a colega de equipa Ângela Fernandes, que tinha na altura 1 minuto de avanço, “mas com receio que o pelotão nos apanhasse decidi partir e felizmente cheguei isolada à meta”. Ângela Fernandes acabou por alcançar a prata ao cortar a meta 1 minuto e 39 segundos depois, seguida de Irina Coelho (Freebike/BCS), medalha de bronze.
 
Foi um sprint muito renhido que garantiu a João Pinto (Neves-Vauner-Ramalde) a camisola de Campeão Nacional de Estrada na categoria de Cadetes. Depois de duas passagens pela recta da meta em pelotão compacto João Pinto protagonizou, com Gonçalo Rodrigues (ACD Milharado) e Albino Oliveira (Tensai/Santa Maria), a fuga do dia. A 2 Km da chegada, e já com 1 minuto de diferença sobre o pelotão, o trio fez-se à meta acabando o corredor do Milharado por alcançar a prata e Albino Oliveira o bronze. Depois do bom entendimento dos três elementos, João Pinto limitou-se a dar tudo por tudo, “a prova foi muito dura e o sprint é uma sorte, felizmente calhou-me a mim!”
 
À semelhança de Ana Silva nos cadetes, Amaro Antunes (Credito Agrícola/Alcobaça Clube Ciclismo) veste, a partir deste domingo, as camisolas de Campeão Nacional de Contra Relógio e Estrada na categoria júnior. A vitória do jovem algarvio começou a desenhar-se cedo com uma fuga solitária que Amaro Antunes controlou durante mais de metade dos 103,6 Km que perfaziam o percurso dos juniores. O Medalha de Ouro chegou a ter uma vantagem de quase 2 minutos sobre um dueto perseguidor constituído por João Correia (Sta. Mª Feira) e Pedro Paulinho (Manuquimica/Ferrindal), respectivamente o medalha de prata e bronze, que muito lutou para anular a vantagem do vencedor.
16ª Volta a Portugal do Futuro
Concluídos os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, a próxima organização PAD será a 16ª Volta a Portugal do Futuro. A prova reservada a corredores da categoria Sub 23 tem início em Reguengos de Monsaraz a 22 de Julho e desfecho em Oliveira do Bairro a 27 de Julho depois do pelotão, aspirante à categoria de elites, percorrer pouco mais de 711Km.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.