Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Orquestra do Norte na Igreja de Vilela dia 13 de Julho

 

 

A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, o projecto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português, nesse mesmo ano.

Iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, esta orquestra tem vindo a afirmar-se no panorama da música erudita, realizando os seus concertos de norte a sul de Portugal e também noutros países, como é o caso de Espanha e de França.
A Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito e tem,
habitualmente, a colaboração de prestigiados Maestros, Solistas e Coros
nacionais e estrangeiros, que permitem a interpretação de um repertório
variado, que inclui concertos sinfónicos, didáctico-pedagógicos, ópera, música de bailado e música de câmara.
Ao longo dos quinze anos de actividade realizou mais de dois mil concertos com uma assistência média de cinquenta mil espectadores / ano, o que revela a sua capacidade de resposta aos diferentes tipos de público e o especial cuidado com a formação dos jovens, através dos concertos pedagógicos que são orientados e executados numa perspectiva didáctica.

A Orquestra do Norte conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto Politécnico do Porto e tem colaborado com setenta e uma autarquias, fundações, empresas patrocinadoras e diversas instituições culturais. O Maestro Titular e Director Musical é, desde a sua fundação, José Ferreira Lobo.