Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Fercase-Paredes Rota dos Móveis no GP Joaquim Agostinho - 4ª etapa

Após fuga vitoriosa com mais de cem quilómetros

ALEXIS RODRIGUEZ "SALTA" PARA SEGUNDO NA "GERAL"

Depois de um dia menos positivo, a Fercase-Paredes Rota dos Móveis esteve em plano de evidência na quarta tirada do Grande Prémio Internacional Joaquim Agostinho, com Alexis Rodriguez a integrar uma fuga vitoriosa que lhe valeu vencer a contagem de Montanha do dia e ascender à segunda posição na geral. Colectivamente a equipa também esteve bem e já é terceira classificada.

Lá diz o ditado popular que "não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe". E nunca um rifão se aplicou com tanta propriedade ao ciclismo como hoje, no decorrer da quarta etapa do Grande Prémio Joaquim Agostinho, e muito em especial à prestação da equipa da Fercase-Paredes Rota dos Móveis.

Depois de um dia especialmente aziago em especial no que respeita à luta pelo triunfo
final, a equipa liderada por Mário Rocha conseguiu colocar Alexis Rodrigues na "fuga do dia"protagonizada por um grupo de nove ciclistas e quando apenas estavam cumpridos pouco mais de trinta quilómetros da ligação entre a bonita praia da Areia Branca e o Vimeiro.

Paulatinamente os fugitivos foram amealhando seguros de vantagem ( a qual se chegou a cifrar em mais de sete minutos) e a verdade é que a escassos dez quilómetros da meta tinham um avanço de quase quatro minutos, o que lhes permitia encarar com algum optimismo a distância que faltava percorrer até ao Vimeiro.

Pelo caminho tinha ficado a única contagem do prémio da Montanha (3.ª categoria) ganha por Alexis Rodrigues que se mantinha atento no seio do grupo fugitivo isto porque, apesar de estar no lugar certo no momento exacto, teve a "infelicidade" de ver entrar na escapada o espanhol Jesus Buendia, o único ciclista que em termos de geral individual se encontrava posicionado à sua frente.

Até à meta bem tentou o pelotão encurtar distâncias mas a verdade é que não conseguiu mais do que ganhar alguns segundos os quais viabilizaram a mudança de líder e a subida de Alexis Rodrigues à segunda posição na geral, ele que terminou a tirada na quinta posição.

Atrás de si, André Cardoso foi no segundo melhor homem da Fercase-Paredes Rota dos Móveis, o que valeu à equipa fechar na segunda posição colectiva na etapa.

Em termos globais bem se pode dizer que foi uma etapa emocionante, corrida "à moda de antigamente" com os fugitivos a saberem tirar partido de alguma hesitação no seio do pelotão e com a Fercase-Paredes Rota dos Móveis e aproveitar em pleno a oportunidade que se lhe deparou. Rodriguez melhorou doze posições e fruto de desempenho colectivo, a equipa subiu dois lugares na Geral, estando agora na terceira posição.

Quando falta cumprir a derradeira etapa, a da consagração, é certo que ela definirá qual o vencedor final do Troféu Joaquim Agostinho 2008. Este ano houve uma alteração do traçado com diminuição do número de km de cada volta ao circuito. Somente se manteve a parte da recta de chegada - Av. António Leal da Ascensão - Monumento Joaquim Agostinho passando o itinerário pelas variantes à cidade.

A escassos 19 segundos do líder, Alexis Rodrigues pode tentar chegar ao primeiro lugar mas convirá não perder de vista os seus perseguidores.

Classificação Geral - Individual

1.º Jesus Buendia                 Contentpolis                16h15m58s
2.º Alexis Rodriguez              Fercase-Rota dos Móveis        a 19s
3.º Sérgio Sousa                   Madeinox-Boavista                a 37s
15.º Virgílio Santos                Fercase-Rota dos Móveis        a 03m25s
18.º André Cardoso               Fercase-Rota dos Móveis        a 03m41 s
25.º Micael Isidoro                 Fercase-Rota dos Móveis        a 05m07s
38.º David Vaz                       Fercase-Rota dos Móveis        a 09m43s
76.º Bruno Barbosa                Fercase-Rota dos Móveis        a 32m19s

Por Equipas
1.ª Madeinox-Boavista              48h52m24s
2.ª Contentpolis-Murcia            a 01m03s
3.ª Fercase-Rota dos Móveis     a 02m35s

Prémio da Montanha

1.º  Koldo Gil                   Liberty Seguros                                20 pontos
5.º Alexis Rodriguez         Fercase-Rota dos Móveis                12pontos
7.º  Bruno Barbosa           Fercase-Rota dos Móveis                10 Pontos
14.º André Cardoso          Fercase-Rota dos Móveis                 4 Pontos