Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Mostra de Produtos Locais até quarta-feira em Lousada

 

Quinta dos Ingleses vence concurso de vinhos
 
Lousada recebe a terceira edição do Festival Tradicional até dia 28 de Julho. Esta iniciativa comporta a Mostra de Produtos Locais e a Feira de Artesanato, que decorrem na Praça das Pocinhas.
A Mostra de Produtos Locais foi inaugurada na passada quarta-feira, dia 9, e vai estar patente até dia 16. Os visitantes podem passar pelos vários stands que têm em exposição produtos como vinhos, queijos, compotas, bolachas, mel, enchidos, produtos hortícolas e frutícolas, melão casca de carvalho e broa de milho confeccionada no local.
O Vereador do pelouro da Agricultura, Comércio e Indústria, Dr. Pedro Machado, destacou “a importância da realização da Mostra para que os produtores locais tenham a oportunidade de dar a conhecer ao público os seus produtos”.
                       
Quinta dos Ingleses ganha três prémios na prova de vinhos
Inserida na Mostra de Produtos Locais realizou-se na passada quinta-feira a segunda edição do Concurso de Vinhos, com o objectivo de promover e premiar os produtores e armazenistas do concelho que se destacam no sector vitivinícola.
A Quinta dos Ingleses arrecadou o primeiro prémio nas categorias de vinho verde branco, vinho verde tinto e vinho verde rosado. O prémio para melhor espumante branco foi entregue à Adega Cooperativa e o melhor espumante tinto foi para a Quinta de Lourosa.
A prova cega teve 11 vinhos a concurso, provenientes das Quintas de Lourosa, Sto. Ovídeo, Tapada, dos Ingleses, Longra e Adega Cooperativa de Lousada.
O Vereador da Agricultura, Comércio e Indústria salientou que “Lousada tem excelentes vinhos verdes que são apreciados na região e não só. Mais uma vez se verificou com a realização deste 2.º concurso que há bons vinhos que merecem uma distinção. Por isso mesmo, a autarquia felicita os produtores vencedores, mas sobretudo todos os participantes”.  
O concurso teve como júri os enólogos e consultores Eng. Jorge Sousa Pinto e José Carneiro que avaliaram os vinhos verdes, nas variedades de branco, tinto, espadeiro e espumante. Os melhores vinhos receberam um troféu e uma etiqueta de reconhecimento para ser colocada no lote premiado.
 Os vinhos a concurso foram apreciados de acordo com a ficha de prova sensorial, aplicada a nível internacional, baseada no exame visual, olfactivo e gustativo, em factores como limpidez, cor, intensidade, qualidade e persistência.  

 A tarde de quinta-feira foi dedicada ao seminário “Novas dinâmicas da agricultura em Lousada”, cujo tema principal foi o Proder – programa de Desenvolvimento Rural, mais concretamente o sub-programa 1, relativo à “Promoção e competitividade”, e ao sub-programa 3, relativo à “Dinamização das zonas rurais”. O micro-crédito esteve também em destaque.

 

                                                                                                                            Gabinete de Imprensa da

                                                                                                                    Câmara Municipal de Lousada