Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Semana do Diálogo Entre Culturas em Lousada

 

Lousada recebeu grupo de voluntárias de Madrid
 
A autarquia promoveu a Semana do Diálogo Entre Culturas, entre os dias 14 a 20, com actividades de âmbito lúdico, desportivo, cultural para crianças e jovens em idade escolar.
A ideia da realização deste intercâmbio surgiu no âmbito do Banco de Voluntariado de Lousada. Foi através deste organismo que a associação juvenil “Peña Blanca”, de Madrid, apresentou uma proposta para a realização da iniciativa, onde participaram 50 voluntárias, entre os 16 e os 18 anos. 
Para Pilar Miguel, coordenadora das voluntárias, “tomamos conhecimento do Banco de Voluntariado de Lousada através da internet. O primeiro contacto foi através de um contacto com a associação Rampa Clube do Porto que nos deu algum apoio”.
Os mais pequenos tiveram a oportunidade de desenvolver actividades como a pintura de sal, construção de caixas com palitos, copo para colocar lápis e canetas e moldaram plasticinas.
As actividades decorreram junto dos empreendimentos de habitação social existentes no concelho. Em Meinedo, na sede da junta de freguesia e no empreendimento de habitação social, em Lustosa na sede da Junta de Freguesia e em Cernadelo no Salão Paroquial. A Semana do Diálogo Entre Culturas decorreu também na Associação “Ao Encontro das Raízes”.
No sábado, dia 19, decorreu uma actividade conjunta no Parque de Lazer de Meinedo, entre as 11h00 e as 16h00, com jogos, actividades e piquenique, onde estiveram presentes cerca de 120 crianças e jovens.
A Vereadora da Acção Social, Dra. Cristina Moreira, destacou que “este é um projecto a que a autarquia se associou com muito agrado neste Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Tivemos um grupo de jovens voluntárias de Madrid que quiseram partilhar o seu tempo disponível em Lousada”.