Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Jovens de Lousada na Universidade Júnior

 

 

Uma semana para experimentar o ensino superior

 
A Câmara de Lousada associou-se, mais uma vez, à iniciativa Universidade Júnior, da Universidade do Porto. Este ano a autarquia possibilitou que durante uma semana 44 alunos do 5.º ao 11.ºanos integrassem os vários programas no âmbito das ciências, artes e humanidades. Para estes alunos do concelho que são abrangidos pelo escalão A autarquia prestou apoio, ao nível da inscrição, alojamento e transporte. Para que os alunos participassem deveriam ter como pressuposto aproveitamento escolar e interesse na prossecução de estudos. No entanto, estiveram presentes jovens de Lousada que não usufruem de qualquer apoio social escolar.
Na passada sexta-feira realizou-se a cerimónia de encerramento destas actividades que tiveram início no dia 20. A manhã foi dedicada à visita dos responsáveis das várias autarquias envolvidas pelas faculdades onde decorreram os cursos, acompanhados pelo Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor José Carlos Santos. Deste modo, os visitantes passaram pela Faculdade de Medicina Dentária, Faculdade de Psicologia e Faculdade de Engenharia. Neste local decorreu o almoço-convívio que reuniu todos os participantes, desde alunos, a monitores.  
A tarde contou com animação musical na Casa da Música. Dos vários artistas que actuaram destaque para alguns elementos do Conservatório Vale do Sousa.
No final das actividades esteve presente o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. Jorge Pedreira, que elogiou a Universidade Júnior, com principal destaque para a importância deste género de acções na preparação dos mais novos para a vida universitária.

A Vereadora do pelouro da Juventude, Dra. Cristina Moreira, referiu no final deste encontro que “este tipo de actividades deveria ser mais abrangente”. Nesse sentido a Vereadora apelou aos encarregados de educação “para terem estas actividades e outras semelhantes como prioridade na educação dos mais novos. Através destas iniciativas os jovens ficam com os seus horizontes mais alargados e têm mais informações aquando da tomada de decisão acerca do percurso académico a seguir”.

 

                                                                                                                            Gabinete de Imprensa da

                                                                                                                    Câmara Municipal de Lousada