Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Autarquia pacense atribui subsídios aos bombeiros para ajudar a vigiar a floresta

 

A Câmara Municipal aprovou na última reunião do Executivo, a formalização de um protocolo com as corporações de Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e Freamunde, tendo em vista apoiar as duas corporações na vigilância motorizada à floresta concelhia.
 
Este protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e de Freamunde, consiste na atribuição de um subsídio de 4.500 euros a cada corporação, com o objectivo de contribuir para a vigilância motorizada à floresta e, em caso de fogos nascentes, uma primeira intervenção.
O Município coloca à disposição de cada corporação uma Moto 4, equipada com um kit de combate aos fogos florestais, com acessórios que fazem parte do equipamento (capacete, luvas e óculos), sendo que a Câmara Municipal assegura ainda durante o ano de 2008, o pagamento do seguro da Moto 4 e do combustível gasto durante a vigilância da floresta, entre os meses de Agosto e Outubro.
Por seu lado, as duas corporações comprometem-se a entregar, mensalmente ao Gabinete Técnico Florestal da autarquia as ocorrências detectadas.
De acordo com o presidente do Município e responsável máximo pela protecção civil no concelho, Pedro Pinto, “a vigilância motorizada da floresta reveste-se de grande importância pela sua função dissuasora e pela maior facilidade em detectar fogos nascentes, permitindo aumentar a rapidez da primeira intervenção, evitando grandes incêndios”.
Por ser uma medida que permite a obtenção de resultados positivos a curto prazo e pelo facto da floresta portuguesa necessitar ainda de algum tempo até que as medidas de prevenção tenham algum efeito prático no terreno, a vigilância contra fogos florestais deve constituir uma prioridade imediata, fazendo uso de diversos métodos e recursos.

 

GCI
Gabinete de Comunicação e Imagem
Olga Leite