Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

29.ª edição da AGRIVAL arranca a 16 de Agosto

 

Penafiel promove uma vez mais a Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa, mostra das potencialidades desta região, com reconhecido estatuto a nível nacional.
De 16 a 24 de Agosto são muitas as iniciativas que vão passar pelo «palco» da Agrival.
Sendo esta uma região onde a agricultura continua a ser uma das actividades predominantes, haverá muitas acções direccionadas para o mundo rural, designadamente os concursos de broa de milho, de pão-de-ló, de melão casca de carvalho e da cebola. Destaque ainda para o concurso de gado bovino, uma prova de perícia de tractores, a realizar sob a orientação da Direcção Regional da Agricultura e a I Festa do Caldo Galego. 
Como não podia deixar de ser, o vinho verde assume o seu lugar de honra, pela mão da própria confraria. As adegas de vinho verde do Vale do Sousa e Baixo Tâmega receberão a visita dos confrades e a Comissão de Viticultura junta-se à festa de produtores e engarrafadores na habitual sessão de prova de vinhos com cunho promocional. 
O folclore e o artesanato continuam a merecer lugar de destaque. Durante a semana da feira, os artesãos trabalharão ao vivo e ao som dos vários espectáculos de folclore. Verdadeiras romarias passam pela feira, sendo de dar realce ao dia de Penafiel, da Cebola e de S. Bartolomeu. Depois de uma noite em que o diabo anda à solta, como reza a tradição, o dia amanhece com dezenas de agricultores a mostrarem orgulhosamente as cebolas. Os preços são convidativos o que traz milhares de forasteiros à Agrival. Este produto alimentar tornou-se de tal maneira famoso que foi criado o concurso da cebola com entrega de prémios para a qualidade e quantidade.
As noites são preenchidas essencialmente com música.
A feira abre as portas no dia 16 de Agosto no Parque de Exposições de Penafiel. 
 

 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Penafiel