Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Capão em processo de Certificação vai ter III Semana Gastronómica

 

 

A III Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, que decorre entre 6 e 14 de Dezembro, apresenta na edição deste ano três novidades, a parceria e a colaboração do Chef Hélio Loureiro, do Porto Palácio Hotel, o Concurso do Jovem Cozinheiro, em articulaçãocom aEscola de Hotelaria e Turismo de Sta. Mª. da Feira e a apresentação dos vinhos mais adequados para acompanhar o “Capão à Freamunde.”
Entre os dias 6 e 14, sete restaurantes do concelho vão disponibilizar no seu menu diário o prato de Capão à Freamunde, ao almoço e ao jantar, desafio lançado pela autarquia aos restaurantes nos últimos 3 anos.
É mais um momento alto para este prato que encanta apreciadores e cujo produto se encontra em processo de IGP, Indicação Geográfica Protegida.
 
A III Semana Gastronómica terá este ano uma abertura também diferente. Pelas 17 horas do dia 6, na Casa da Cultura de Freamunde, e aberto à população, vai decorrer uma Conferência em que participarão o Presidente da Câmara Municipal, que vai traçar uma resenha histórica do Capão à Freamunde; o Chef Hélio Loureiro vai falar sobre gastronomia portuguesa. Elsa Vieira da Universidade Católica vai desenvolver o tema “Gastronomia Típica e Nutrição”; Ricardo Graça, da Associação de Criadores de Capão, vai tratar da “Importância da preservação de uma tradição gastronómica centenária” e Simão Oliveira, do Instituto Politécnico de Leiria vai ter a seu cargo a temática “Turismo e Gastronomia”. Este encontro terá como moderador José Maria Taipa, presidente da Junta de Freguesia de Freamunde.
Ainda no dia da abertura, pelas 20 horas, decorrerá, na Quinta da Vista Alegre, o Concurso Jovem Cozinheiro, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira e, em simultâneo serão apresentados os vinhos mais adequados para acompanhar esta iguaria.
Um dos pontos altos desta Semana Gastronómica será o 17º Concurso Gastronómico, Jantar de Gala que integra um encontro especial entre todos os presidentes de Câmara do Vale do Sousa, que vão degustar Capão à Freamunde. Será no dia 12, a partir das 20 horas, na Quinta da Vista Alegre, em Freamunde.
O dia 13 é, por excelência, o dia da compra e venda do capão vivo. No sábado de Santa Luzia milhares de pessoas deslocam-se a Freamunde para a Feira dos Capões que decorre no centro da cidade. O cariz religioso é também cumprido com missas em honra de Santa Luzia, pelas 9 e 11 horas, seguindo-se, pelas 12 horas, o Concurso do melhor capão vivo presente na feira, estando previstas para as 15 horas demonstrações equestres.
O dia 14, porque coincide com um domingo, dará lugar a uma feira franca.
 
O Capão
 
A origem do acto da capadura remonta aos tempos romanos. Diz-se que por causa da perda de sono do Imperador devido aos cantares dos galos, criou uma lei que impedia a sua existência. Os apreciadores e criadores destas aves conseguem-na ultrapassar castrando o animal que deixa de cantar, de ter porte de “rei da capoeira” para se transformar no “Manjar dos Reis”, assim já o refere Gil Vicente nas suas obras. Surge então uma nova espécie, o Capão, que ultrapassa em beleza, tamanho e sabor, o galo macho.
Além de diversos documentos atestarem a existência da Feira dos Capões na Vila de Freamunde, Paços de Ferreira, desde o séc. XV, a sua institucionalização oficial só se fez por provisão do Rei D. João V, em 3 de Outubro de 1719.
De facto, um frango capado, embora se torne incapaz de se defender, de ter carcarejos e de ser assustadiço, criado em grandes extensões e alimentado à base de grão engorda, torna-se avantajado e vistoso e a sua carne tenra e apetitosa que quando assado adquire um requintado e inigualável sabor.
 A arte de capar os jovens galos, transformando-os em capões, exige uma técnica muito apurada, que apenas algumas pessoas dominam. Esta técnica não admite erros, que podem ser fatais para o galo ou transformá-lo numa espécie intermédia, habitualmente denominada de rinchão, e que não é galo nem capão, podendo induzir em erro aqueles que procuram Freamunde em busca desta iguaria das realezas.
A arte da capadura é transmitida de geração em geração e neste momento existe a Associação de Criadores de Capão de Freamunde que preserva esta tradição.
 
Confraria do Capão
 
Sob a égide de Santa Luzia e em honra do bicho eunuco que faz as delícias dos comensais em tempos natalícios e a honra e glória de Freamunde, foi criada, em 2003, a Confraria do Capão. Os confrades fundadores e os que um dia virão juntar-se a eles, de boa-vontade, juram lutar pela genuinidade do Capão, defendê-lo das imitações e fraudes, saboreá-lo e conduzir outros a saborear, em noites de convívio fraterno, aqui ou mais além.
 
 
GCI
Gabinete de Comunicação e Imagem
Olga Leite

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.