Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Festas da Cidade e do Concelho de Paredes de 13 a 16 de Julho

Estão de regresso as Festas da Cidade e do Concelho de Paredes, em Honra do Divino Salvador, que terão lugar de 13 a 16 de Julho.
À semelhança de anos anteriores, o cartaz apresentado não pode deixar ninguém indiferente.
As Festas da Cidade e do Concelho em Honra do Divino Salvador contam com um vasto programa cultural e religioso.
O religioso inicia-se no dia 11 (quarta-feira) com um tríduo de preparação, que engloba um “Diálogo com a Arte Sacra”, às 21h30; no dia 12 um Encontro de Coros Paroquiais e no dia 13, a reza do Terço em Honra do Divino Salvador.
O programa Religioso encerra no dia 15, domingo, com a Missa Solene (presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto) às 12h00 e com a majestosa procissão em honra do Divino Salvador, às 18h00.
Na cabeça de cartaz, no que aos concertos diz respeito, surge Paulo Gonzo, mas outros nomes como Ezspecial, Orangotang e Pedro Khima fazem parte do cartaz.
Paulo Gonzo é sobejamente conhecido e dispensa apresentações, tal é o seu vasto numerário de canções. Actuará no Parque da Cidade, a 15 de Julho, às 22 horas.
No dia 14, no mesmo local, os Ezspecial actuarão pelas 0h30. Como acompanhantes dos Ezspecial, mas não menos especiais, estarão em palco, pelas 21h30, os “Orangotang” e Pedro Khima, às 23h00.
No entanto, o programa cultural inicia-se oficialmente na noite de sexta-feira, dia 13, com a actuação do Grupo de Fados “Ab Imo Corde” na Igreja Matriz de Paredes, às 22h00.
No dia seguinte, sábado, as festividades iniciam-se às 14h30 com um Festival de Ranchos Folclóricos do Concelho de Paredes. Este espectáculo decorrerá no Parque José Guilherme Pacheco, onde, ao mesmo tempo, estarão patentes duas exposições diversas: uma dedicada à mostra de carros antigos e clássicos até 1982 e uma outra reservada à venda de Filatelia, Numismática, Notafilia, Medalhística e relógios.
Estas exposições podem ser visitadas entre as 15h00 e as 00h00.
Ainda no mesmo local, pelas 18h00 do dia 14, a Academia Boa Forma de Paredes irá fazer uma demonstração das suas actividades.
Para domingo, dia 15, os mais madrugadores serão presenteados com um concerto da Banda de Música de Vilela, às 9h30, no Parque José Guilherme. O mesmo local será palco, pelas 15h00, da actuação da mesma Banda acompanhada pelas Bandas de Cête e Baltar, que por sua vez voltarão a actuar às 22 horas.
Para o dia 16, o último das festividades, está preparado um concerto pela Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, a partir das 21h00, no Parque da Cidade.
A noite terminará em grande com grupos de animação, ranchos folclóricos, carros alegóricos, escolas de samba e grupos de bombos, que irão percorrer as principais artérias da cidade.
O pontapé de saída está marcado para as proximidades do Pavilhão Municipal, seguindo depois pela Rotunda do Autarca, Avenida Comendador Abílio Seabra, Rotunda 25 de Abril, Rua 1º de Dezembro, Parque José Guilherme, Avenida da República e Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, finalizando no mesmo local da partida.