Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Abertas as candidaturas ao Porta 65 Jovem

Porta65.gifA apresentação de candidaturas ao programa Porta 65 – Jovem pode ser feita até dia 18 de maio.

Este é um projeto que tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem, promover a reabilitação de áreas urbanas degradadas e dinamizar o mercado de arrendamento.

Desta forma, quem vir a candidatura aprovada para o arrendamento de habitações para residência tem uma percentagem do valor da renda assegurado.

O Programa Porta 65 – Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais.

Podem candidatar-se a este programa jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos).

São necessárias algumas condições prévias como a titularidade de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do Novo Regime do Arrendamento Urbano (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I, bem como não usufruir, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação. É também importante que nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional nem que seja parente ou afim do senhorio.

A apresentação das candidaturas deve ser feita através da internet no portal da Habitação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

Para mais informações pode ser contactada a Câmara Municipal de Lousada, através da Divisão da Ação Social, o Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Portal da Juventude - www.juventude.gov.pt, da Linha da Juventude 707 20 30 30 e do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana através do telefone 808 100 065.

CM Lousada

 

Lousada: ACIP promove campanha do Pirilampo Mágico

O concelho de Lousada está envolvido na campanha do Pirilampo Mágico de 2017, no seguimento do trabalho da ACIP, onde se insere a Casa da Boavista de Lousada, que promove a campanha entre os dias 4 e 28 de maio. A iniciativa é apadrinhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado.

O pirilampo pode ser adquirido por um valor de 2€ em locais como comércio local, estabelecimentos de ensino e empresas.

O Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal e está associado ao apoio de crianças, jovens e adultos com deficiência e incapacidade.

Desta forma, a ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial, enquanto associada da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), é desde há vários anos, a responsável nos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Trofa. Este ano junta-se o Concelho de Lousada para a divulgação e sensibilização da Campanha Pirilampo Mágico.

Os responsáveis da ACIP destacam que “é muito importante o apoio dos Lousadenses. Todos são um contributo importante para que esta nobre causa seja um sucesso no Concelho. Este ano estamos ligados pela emoção e juntos transformamos a vida das pessoas com deficiência e incapacidade”.

Para informações adicionais acerca da campanha pode ser consultado o site www.acip.com.pt e o facebook acip.cooperativa. Pode ainda ser consultado o site www.fenacerci.pt/web/pirilampo , para obter mais informações acerca desta campanha que assinala este ano a 30.ª edição.

CM Lousada

 

Lousada vai ser palco da Wings For Life

Wings for Life.pngNo dia 7 de maio, domingo, o concelho de Lousada recebe mais um evento de dimensões internacionais. O Wings for Life World Run é uma corrida única e global para corredores e participantes de cadeiras de rodas. Em vez de uma linha de chegada, os concorrentes correm lado a lado para se manter à frente do carro Catcher virtual.

Este ano não se realiza nenhuma Wings for Life World Run oficial em Portugal, mas isso não significa que não haverá oportunidade de participar no evento mundial, já que existem duas APP RUN oficiais: Lousada e Lisboa.

A ideia passa por haver um encontro de amigos, fazendo o download da aplicação Wings for Life World Run para o telemóvel e juntar-se a todas as outras pessoas que correm pelo Parque da Torre de Vilar - Lousada até que o Catcher Car virtual o ultrapasse.

A corrida tem hora marcada de início exatamente às 12h00, do Parque da Torre de Vilar. O Catcher Car virtual parte 30 minutos após o início a 15km/h e aumenta constantemente a sua velocidade até que os últimos atletas sejam ultrapassados. A totalidade do valor angariado através de donativos voluntários no Wings for Life World Run vão diretamente para os projetos de pesquisa de lesões da espinal medula.

Os participantes podem ficar a conhecer, em Vilar do Torno e Alentém, a Torre de Vilar, um edifício medieval construído entre a segunda metade do século XIII e o início do século XIV. A Casa-Museu de Vilar é um outro ponto de atração em que o tema passa pelo cinema de animação, espaço único em território português. A Casa-Museu de Vilar está localizada numa solar do século XIX completamente conservado.

O Torno é conhecido, sobretudo, pela Romaria da Senhora Aparecida que decorre nos dias 13, 14 e 15 de agosto. No dia 13 decorre a Feira de Gado e Corridas de Cavalos, assim como o Festival Folclórico. No dia 14 realiza-se uma longa e pomposa procissão adornada com grandes andores, sendo um deles o maior do mundo, com 20,26 metros de altura, transportado por cerca de 80 homens. No dia 15 realiza-se o Grande Prémio Senhora Aparecida, com corridas de motos 50 e 85 cc a percorrer as ruas em circuito fechado.

 

Prova é feita em circuito fechado

O percurso é feito em circuito fechado (loop) com cerca de 2,5 km ao longo do Parque da Torre de Vilar e zonas adjacentes nas freguesias de Vilar do Torno e Alentém e Torno. O piso do percurso é maioritariamente em terra batida, incluindo uma parte em asfalto. No que respeita à altimetria, esta varia entre o ponto mais alto a 307 metros acima do nível do mar e o ponto mais baixo a 274 metros.

A participação no evento em Lousada é gratuita. No entanto, e de acordo com o principal objetivo da Wings for Life World Run, que consiste em financiar projetos de pesquisa sobre a Espinal Medula, a organização convida os participantes a colaborarem, de forma voluntária, através de uma doação realizada no site da prova.

Devido às características do percurso, não é possível fazer a totalidade do mesmo em cadeira de rodas, mas estão salvaguardadas partes específicas onde tal é possível, dando continuidade ao mote que passa por quebrar barreiras e ser global.

O Wings for Life World Run App é a ferramenta de monitorização de tempo. Quando os participantes estiverem registados, a aplicação iniciará automaticamente.

O Catcher Car virtual parte 30 minutos após o início da corrida e, assim que este ultrapasse o participante, é emitido um sinal sonoro e o telemóvel vibrará, terminando a sua participação.

Para quem pretender informações adicionais pode contactar a APP Run - Lousada através do e mail desporto@cm-lousada.pt, do telefone 255 820 500, ou no site http://www.wingsforlifeworldrun.com/pt/pt/

CM Lousada

 

Concurso para ver Super Especial de Lousada

Concurso de Slogans.jpgO Município de Lousada está a desenvolver um conjunto de iniciativas com a finalidade de permitir aos mais jovens o contacto direto com o Rally de Portugal.

Vem fazer parte do melhor público do Mundo” – este é o desafio lançado a todos os alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico para criarem frases com as palavras “Lousada” e “Rally de Portugal”. As melhores propostas recebem como prémio dois bilhetes para assistirem à Super Especial de Lousada, no dia 18.

Para os alunos que frequentam o ensino secundário está prestes a ser revelada uma surpresa para que possam também assistir a esta etapa do Rally de Portugal.

Para informações adicionais deve ser consultada a página www.cm-lousada.pt/pt/concursoslogans onde estão referenciadas as normas de participação e respetivo formulário para a candidatura.

CM Lousada

 

Autarquia de Lousada associa-se à Prevenção dos Maus-tratos na Infância

2 - Ciclo de Conferencias.jpgAbril foi instituído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens como o mês da “Prevenção dos Maus-tratos na Infância”.

Neste sentido, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lousada está a desenvolver diversas atividades com destinatários diversos. Na sexta-feira, dia 21, está agendado o workshop “Bem sentir para bem servir”, cuja finalidade passa pela prevenção do burnout dos profissionais de ajuda. A iniciativa vai decorrer do Edifício dos Paços do Concelho, a partir das 14h30.

No dia 26, quarta-feira, a ação proposta no âmbito da campanha “Laço Azul – Ser Solidário” vai ter lugar na Avenida Senhor dos Aflitos, a partir das 10h00, com a largada de balões pelos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca. Vão ainda ser distribuídos panfletos alusivos às comemorações em questão.

A ação de formação destinada a educadores e professores “Proteger a criança no aluno” vai decorrer no Auditório da Escola Secundária de Lousada. As inscrições podem ser efetuadas em http://bit.do/cpcj-lousada. De salientar ainda que esta ação é reconhecida e certificada como formação de curta duração pelo CFAE Sousa Nascente.

A última atividade que integra a comemoração é realizada no dia 28 de abril, sexta-feira, na Biblioteca Municipal, em que se realiza o V Ciclo de Conferências, cujo mote é “Parentalidade positiva: desafio às famílias, aos profissionais e ao sistema de promoção e proteção de crianças e jovens”.

A sessão de abertura conta com a presença do Presidente da Comissão Nacional de promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Dr. Armando Leandro.

CM Lousada

 

Penafiel recebe Vaivém do Oceanário de Lisboa

Vaivém Oceanário de Lisboa.jpg

Atividades vão contar com a participação de 1500 alunos do concelho de Penafiel

 

O Largo Padre Américo, em Penafiel, vai receber, de 19 a 24 de abril, o Vaivém Oceanário, um projeto de educação ambiental em movimento, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento relativo aos oceanos e a sua conservação. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Penafiel e Oceanário de Lisboa.

As atividades lúdicas e pedagógicas são gratuitas e vão contar com a presença de todas as escolas do concelho e Penafiel, envolvendo a participação de cerca de 1500 alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário

O Vaivém Oceanário tem como missão consciencializar a população para a importância de alterar os comportamentos para com o meio ambiente, protegendo o património natural.

Integrado também nas atividades, no dia 20 de abril, às 17h30, no Largo Padre Américo, será dinamizado um workshop para professores e educadores.

Nos dias 22 e 23 de abril, o Vaivém Oceanário terá atividades para o público em geral, como, por exemplo, quizzes, desenvolvidos por uma equipa de educadores marinhos, que apresentam as profissões existentes no Oceanário, desvendando o papel dos aquários na conservação dos ecossistemas marinhos.

Para a comunidade escolar do concelho de Penafiel haverá diversas atividades como descoberta de profissões, reconhecimento da riqueza dos ecossistemas marinhos e investigação do território marítimo nacional, aprendendo as suas potencialidades, no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.

CM Penafiel

 

 

Penafiel: Junta de Freguesia de Paço de Sousa promove caminhada solidária no dia 25 de abril

paço do sousa.jpgA Junta de Freguesia de Paço de Sousa está a organizar uma Caminhada Solidária, sob o lema “Capelas de Paço de Sousa”, em estreita colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, e ansiamos uma forte adesão da população, tal como aconteceu no ano passado.

A inscrição nesta caminhada tem um custo (solidário) de 3€ que dá direito a uma T'Shirt da Liga Portuguesa Contra o Cancro e uma garrafa de água, para onde será doado todo o valor das inscrições.

O pagamento da inscrição, assim como o levantamento da T'Shirt deverá ser feito na secretaria desta Junta de Freguesia durante o horário de funcionamento, ou no próprio dia da caminhada.

Junta de Freguesia de Paço de Sousa

Espetáculo ‘25 de… Zeca Afonso' assinala Dia da Liberdade em Paços de Ferreira

Cartaz 25 de Zeca Afonso 22-04-2017.jpgA Câmara Municipal de Paços de Ferreira promove, no dia 22 de abril (sábado), o espetáculo ‘25 de… Zeca Afonso’ para assinalar as comemorações do Dia da Liberdade. A iniciativa realiza-se no auditório da Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis, a partir das 21:30. O espetáculo foi organizado em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de Paços de Ferreira.

CM Paços de Ferreira

 

 

Atletas de Artes Marciais de Paços de Ferreira conquistaram 33 medalhas no Campeonato Mundial

A Associação APSAM esteve presente no Campeonato Mundial de Artes Marciais nos dias 6,7,8 e 9 de Abril nas Caldas da Rainha no pavilhão da Expoeste com 8 atletas em 10 vertentes de competição. Os atletas conseguiram excelentes resultados ao obterem 11 de Ouro 17 de Prata e 5 de Bronze num total de 33 medalhas. 

 

Individualmente os títulos conquistados:

PAULO SOUSA

 

campeão mundial - Forma punhos soft

campeão mundial - Forma armas soft

Vice-campeão mundial - Sino vietnamitas punhos

Vice-campeão mundial - Forma punhos hard

3º lugar - Sino vietnamitas armas

 

PEDRO BARBOSA

campeão mundial - Forma armas soft

campeão mundial - Forma armas hard

campeão mundial - Forma equipas punhos

Vice-campeão mundial - Forma punhos soft

Vice-campeão mundial - Forma equipas armas

Vice-campeão mundial - Sino vietnamitas punhos

Vice-campeão mundial - Sino vietnamitas armas

3º lugar - Forma punhos hard

 

LEONOR COSTA

campeã mundial - Forma equipas punhos

Vice-campeão mundial - Forma punhos

Vice-campeão mundial - Forma equipas armas

Vice-campeão mundial - Sino vietnamitas armas

Vice-campeão mundial - Combate rumble

Vice-campeão mundial - Combate semi-contact

3º lugar - Sino vietnamitas punhos

 

DIOGO GONÇALVES

campeão mundial - Forma punhos hard

campeão mundial - Forma armas soft

campeão mundial - Forma armas hard

campeão mundial - Forma equipas punhos

Vice-campeão mundial - Forma equipas armas

 

DUARTE FERREIRA

Vice-campeão mundial - Forma armas soft

Vice-campeão mundial - Forma armas hard

3º lugar - Forma punhos soft

 

GUILHERME GONÇALVES

Vice-campeão mundial - Forma punhos

Vice-campeão mundial - Forma armas

 

PAULO SILVA SOUSA

3º lugar - Forma punhos soft

 

ROGÉRIO MARTINS

campeão mundial - Forma armas hard

Vice-campeão mundial - Forma armas soft

 

 

Alunos de Tecnologias da Madeira visitaram Feira de Mobiliário em Milão a convite da autarquia de Paredes

Os alunos finalistas do curso de Tecnologias da Madeira fizeram uma visita de estudo ao Salone del Mobile Milano 2017, integrado na Semana de Design de Milão, que decorreu de 4 a 9 de abril, paga pela Câmara Municipal de Paredes. Esta visita é um complemento da formação, proporcionando aos alunos uma oportunidade para contactarem com as grandes empresas do setor e conhecerem as tendências do mercado.

A autarquia criou a licenciatura de Tecnologias da Madeira, em 2013, para responder às necessidades de recursos humanos da indústria concelhia de mobiliário, que emprega cerca de 50 por cento da população e vem procurando crescentemente quadros qualificados. O curso, com plena empregabilidade, resulta de uma parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o Instituto Politécnico do Porto.

A aposta na educação é uma das principais bandeiras do magistério de Celso Ferreira à frente da Câmara Municipal de Paredes, consciente de que a qualificação dos recursos humanos é um dos principais fatores de promoção do desenvolvimento e da competitividade dos territórios. Nesse sentido, a autarquia atribui uma bolsa de estudo (equivalente à isenção de propinas) as todos os alunos do concelho que optem por este curso.

 

Sobre o Salone del Mobile Milano

É considerado a melhor feira de mobiliário da Europa, contando com mais de dois mil expositores, que se estendem por uma área de mais de 270 mil metros quadrados, atraindo mais de 372 mil visitantes, oriundos de 165 países. Na feira expõem anualmente várias empresas nacionais, entre elas, muitas do concelho de Paredes.

CM Paredes

 

Câmara de Penafiel atinge recorde positivo na redução da dívida em 5 milhões de euros

1.jpg

Gestão financeira rigorosa permite maior redução da dívida da década

Estes excelentes resultados, do grande esforço de abatimento da dívida, permitem ao Município de Penafiel continuar a investir na qualidade de vida dos penafidelenses

A Câmara Municipal de Penafiel divulgou os últimos resultados da gestão financeira da Autarquia, com dados muito positivos no que diz respeito ao abatimento da dívida, com uma redução de 5 milhões de euros.

A Autarquia continua a poupar, com uma redução de 48% com despesas correntes e 27,5% com encargos da dívida, apresentando uma redução recorde da dívida, a maior dos últimos 12 anos.

Através deste grande trabalho e esforço financeiro, os últimos indicadores positivos provam a rigorosa e exemplar gestão financeira da Câmara Municipal de Penafiel.

As contas do município continuam a ser certificadas de forma positiva e os sucessivos anuários financeiros publicados têm confirmado esta boa gestão, posicionando Penafiel num lugar de excelência em comparação com outros municípios, a nível nacional.

Estes dados constam do Relatório de Gestão de 2016, documento que foi aprovado pelo Executivo Municipal na última reunião de Câmara.

Estes excelentes resultados permitem ao Município de Penafiel continuar a investir na qualidade de vida dos penafidelenses. Através deste grande esforço financeiro, o Município vai puder continuar a investir fortemente na área social, através do plano municipal solidário, plano esse que já permitiu apoiar milhares de famílias Penafidelenses, em diversas áreas como o arrendamento, energia, aquisição de medicação, refeições escolares, entre outras. Também ao nível das obras de proximidade, o Município de Penafiel teve uma forte dinâmica, ao longo de 2016, com investimentos em todas as freguesias do concelho de Penafiel. Ciente das dificuldades que as associações e colectividades do concelho de Penafiel atravessam, o Município fez ainda um esforço financeiro de apoio a estas associações. O Município investiu ainda na captação de empresas para o concelho para criar mais emprego e riqueza.

Apesar dos últimos 4 anos terem sido dos mais difíceis a nível orçamental, com uma conjuntura económica nacional e local, com uma forte redução das transferências da administração central, com uma redução de parte das receitas próprias do Município, a Câmara Municipal de Penafiel, com a sua rigorosa gestão financeira, conseguiu reduzir a dívida em cerca de 5 milhão de euros.

Face a estes bons resultados, referir ainda que é a primeira vez, na história da Autarquia, que Penafiel candidata-se a fundos comunitários, sem recorrer a empréstimos bancários.

CM Penafiel

 

Lousada: Academia Daitoshin promoveu Open West Coast Challeng

3.º Open 1.JPGLousada recebeu, no dia 1 de abril, o 3.º Open West Coast Challeng, em Kyokushin Full Contact, que teve lugar no Pavilhão da EBS Lousada Oeste – Nevogilde. Esta prova internacional foi organizada pela Academia Daitoshin de Lousada, Sede Nacional da modalidade Kyokushin WIBKP.

Para Paulo Perdigão, responsável da Academia Daitoshin, “estiveram presentes escolas de todo o país e tem sido notória uma adesão cada vez maior do público Lousadense que começa a apreciar e apoiar mais esta modalidade”.

Participaram neste evento internacional 50 atletas que representam Portugal, Espanha, Suíça, Dinamarca e Inglaterra. A maioria dos atletas que compõem a seleção nacional são oriundos de Lousada, considerada uma das melhores do mundo. Exemplo disso foram os prémios alcançados foram dois primeiros lugares, dois segundos lugares e três terceiros lugares na classificação geral.

Ainda de acordo com Paulo Perdigão ”a Academia está numa fase de crescimento e renovação, com atletas entre os 6 e os 26 anos”.

O responsável Lousadense deixa ainda um agradecimento “a todos os atletas que participaram pelo seu esforço e dedicação, bem como aos familiares, e em especial à Câmara Municipal pela sensibilidade que teve ao apoiar o evento”.

Para julho está prevista a realização do Campeonato Europeu Juvenil em Lousada.

CM Lousada 

 

 

Lousada: Autarquia apresentou obra “Pedro e o Lobo”

Pedro e o Lobo.JPGFoi apresentado na sexta-feira, dia 7, na Biblioteca Municipal de Lousada, a obra "Pedro e o Lobo" da autoria de Luiz Oliveira com ilustrações de Fedra Santos que contou, igualmente, com a colaboração do Grupo Lobo na produção dos textos relativos ao "verdadeiro" lobo e apoio da Associação BioLiving.

No ano que o Município de Lousada dedica ao Ambiente e à Biodiversidade, este clássico da literatura infantil foi adaptado ao teatro pela companhia Jangada teatro procurando desmistificar a figura do lobo e conferindo-lhe uma presença biológica mais do que mitológica.

As ilustrações do livro remetem para os animais existentes em Lousada, aliando o prazer da leitura à defesa dos animais.

A obra agora publicada passa a integrar o Plano Municipal de Leitura e vai ser distribuída aos alunos do 3º ano de escolaridade de todas as escolas do concelho de Lousada. A peça “Pedro e Lobo” foi apresentada aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.

No final da cerimónia o Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, lançou um desafio à Jangada teatro para que encene a peça “O homem que planta árvores”.

CM Lousada

 

 

Seleção Masculina Sub17 treinou em Lousada

Estágio da Seleção 2.JPGLousada recebeu, na semana passada, a Seleção Nacional Masculina Sub17 de Futebol que, durante dois dias, treinou no Complexo Desportivo.

João Vieira Pinto, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que acompanhou esta seleção “não é habitual encontrar em infraestruturas deste nível. Estou agradavelmente surpreendido pelo espaço do Complexo Desportivo, de modo mais concreto nas condições da relva que permitem à Seleção Nacional de Futebol efetuar treinos e jogos”.

O Diretor da FPF destacou ainda que é muito interessante “juntar num mesmo local várias modalidades, em espaços de qualidade excelente, facto que permitirá, certamente, a vinda de outras seleções. A exigência é grande quer para os treinos, quer para os jogos e da parte da autarquia temos essa garantia de qualidade”.

CM Lousada