Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

BioFest Lousada – Festival de ambiente e cultura vai decorrer a 10 e 11 de junho

No âmbito das comemorações do Ano Municipal do Ambiente e da Biodiversidade, o Município de Lousada apresenta mais uma iniciativa, desta vez ligada à cultura designada BioFest. “Animação com Vida” é o mote para o certame, que se realiza a 10 e 11 de junho, sábado e domingo, em cinco parques do concelho em simultâneo, oferecendo atividades gratuitas para todos os gostos.

O BioFest traz um conceito diferenciador motivado pela proteção do ambiente, oferece atividades em vários horários e para todos os gostos, incluindo música, teatro, conferências e jogos, e é descentralizado, acontecendo em vários locais do concelho de Lousada em simultâneo.

O evento arranca na sexta-feira à noite, 9 junho, com teatro de rua no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. O sábado à tarde é dedicado ao ambiente, com oficinas sobre fauna e flora a decorrer em simultâneo nos parques de Casais, Sousela, Amial e Vilar, ao estilo das iniciativas BioLousada, às quais a autarquia já habituou os seus munícipes. A tarde termina com uma conferência e um workshop dedicados à gestão florestal sustentável e ao empreendedorismo verde. A partir das 18h00 o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca é palco do Mercado Verde, uma mostra dedicada a produtos e negócios ligados ao empreendedorismo verde: artesanato, gastronomia e sabores biológicos, agricultura, ecoturismo, associativismo ambiental, entre outros.

A noite dá lugar à cultura, com teatro de rua nos parques de Casais, Sousela, Amial e Vilar, pelas companhias de teatro lousadenses, e música no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com a atuação dos Be-Dom, o mais internacional grupo de percussão português, que por onde passa deixa uma marca pela ecologia e meio ambiente, usando lixo e instrumentos fabricados com material reciclado para criar ritmos, ambientes e histórias carregadas de humor.

A manhã de domingo traz o GreenQuiz, uma caminhada ecológica com desafios sobre a natureza e património de Lousada, aberta a toda a família, e ainda uma oficina sobre produção de iogurte caseiro.

A animação conta ainda com uma tenda infantil, animação de rua, hora do conto a que se juntam algumas surpresas.

A participação em todas as atividades é inteiramente grátis, mas a organização sugere a entrega de resíduos domésticos, como embalagens, cartão, latas, à entrada, como contributo para a redução da pegada ambiental.

BioFest é promovido pela Câmara Municipal de Lousada, contando com a organização da empresa de animação turística Living Place e da associação ambiental BioLiving.

O programa completo, bem como as inscrições para o Mercado Verde (Artesanato Verde e Bio, Artesanato Urbano ou Tradicional, Sabores, Eco Ideias – Criar e inovar) já está disponível em www.facebook.com/BioFestLousada ou em http://www.cm-lousada.pt/pt/biofest

CM Lousada