Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Câmara de Penafiel atinge recorde positivo na redução da dívida em 5 milhões de euros

1.jpg

Gestão financeira rigorosa permite maior redução da dívida da década

Estes excelentes resultados, do grande esforço de abatimento da dívida, permitem ao Município de Penafiel continuar a investir na qualidade de vida dos penafidelenses

A Câmara Municipal de Penafiel divulgou os últimos resultados da gestão financeira da Autarquia, com dados muito positivos no que diz respeito ao abatimento da dívida, com uma redução de 5 milhões de euros.

A Autarquia continua a poupar, com uma redução de 48% com despesas correntes e 27,5% com encargos da dívida, apresentando uma redução recorde da dívida, a maior dos últimos 12 anos.

Através deste grande trabalho e esforço financeiro, os últimos indicadores positivos provam a rigorosa e exemplar gestão financeira da Câmara Municipal de Penafiel.

As contas do município continuam a ser certificadas de forma positiva e os sucessivos anuários financeiros publicados têm confirmado esta boa gestão, posicionando Penafiel num lugar de excelência em comparação com outros municípios, a nível nacional.

Estes dados constam do Relatório de Gestão de 2016, documento que foi aprovado pelo Executivo Municipal na última reunião de Câmara.

Estes excelentes resultados permitem ao Município de Penafiel continuar a investir na qualidade de vida dos penafidelenses. Através deste grande esforço financeiro, o Município vai puder continuar a investir fortemente na área social, através do plano municipal solidário, plano esse que já permitiu apoiar milhares de famílias Penafidelenses, em diversas áreas como o arrendamento, energia, aquisição de medicação, refeições escolares, entre outras. Também ao nível das obras de proximidade, o Município de Penafiel teve uma forte dinâmica, ao longo de 2016, com investimentos em todas as freguesias do concelho de Penafiel. Ciente das dificuldades que as associações e colectividades do concelho de Penafiel atravessam, o Município fez ainda um esforço financeiro de apoio a estas associações. O Município investiu ainda na captação de empresas para o concelho para criar mais emprego e riqueza.

Apesar dos últimos 4 anos terem sido dos mais difíceis a nível orçamental, com uma conjuntura económica nacional e local, com uma forte redução das transferências da administração central, com uma redução de parte das receitas próprias do Município, a Câmara Municipal de Penafiel, com a sua rigorosa gestão financeira, conseguiu reduzir a dívida em cerca de 5 milhão de euros.

Face a estes bons resultados, referir ainda que é a primeira vez, na história da Autarquia, que Penafiel candidata-se a fundos comunitários, sem recorrer a empréstimos bancários.

CM Penafiel

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.