Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Celorico de Basto: Inauguração das obras de requalificação do Castelo de Arnoia

Rota do Românico

 

O Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto, vai acolher no próximo fim-de-semana, 11 e 12 de julho, um amplo conjunto de atividades culturais, de forma a assinalar o término das obras de requalificação de que foi alvo.

Se na primeira fase das obras, realizada em 2014, se procedeu à requalificação da envolvente do Castelo de Arnoia, na qual se incluiu também a criação de um percurso pedestre sinalizado, nesta segunda etapa o foco foi o monumento em si.

Os trabalhos incidiram sobretudo no interior do Castelo, nas muralhas e na torre, abarcando a limpeza e tratamento das fachadas, o restauro do pavimento e da cobertura, a reparação de portas e janelas e a criação de uma nova escada de acesso.

Foi instalada igualmente uma rampa de acesso ao interior do Castelo, dando sequência às preocupações da Rota do Românico com a garantia das condições de mobilidade e acessibilidade aos elementos patrimoniais por parte de todos os seus visitantes.

Os percursos que conduzem o visitante ao monumento também foram beneficiados, mediante a sua pavimentação.

Foi, ainda, instalada uma rede de abastecimento de água, para rega e limpeza do Castelo, bem como uma rede de energia, iluminação e segurança do monumento e dos seus percursos.

A intervenção no Castelo de Arnoia, desenvolvida em parceria pela Rota do Românico e pela Direção Regional de Cultura do Norte, organismo que tutela o monumento, representou um investimento de cerca de 157 mil euros, cofinanciado em 85% pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e em 20% pelo Município de Celorico de Basto.

De forma a assinalar estas importantes intervenções de requalificação do Castelo de Arnoia e da aldeia do Castelo (antiga “Villa de Basto”), o município de Celorico de Basto vai dinamizar, no próximo fim de semana, o evento "Villa de Basto - 1520", numa referência à data do Foral desta localidade.

Entre as múltiplas atividades a desenvolver, destacam-se a inauguração das supra referidas obras pelo ministro da Defesa Nacional, Pedro Aguiar-Branco, a feira quinhentista, a caminhada “À volta do Castelo e Villa de Basto”, o espetáculo de luz e som e a encenação da lenda da defesa do Castelo.

Salienta-se, igualmente, a peça teatral “Tolo Truão, Bobo Bufão, ó Rei e a Egas acusas traição”, que será levada à cena pela Asteriscóvio – Associação Cultural, e que, recorde-se, foi desenvolvida, em 2014, no âmbito dos Palcos do Românico, projeto cultural dinamizado pela Rota do Românico.

Rota do Românico

07 de julho de 2015

www.rotadoromanico.com