Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Comissão Europeia aprovou “NORTE 2020”

ccdrn.gif

 

Programa aplicará 3,4 mil milhões de euros na Região do Norte

A Comissão Europeia aprovou o Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (“NORTE 2020”), o instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que aplicará durante os próximos anos 3,4 mil milhões de euros de verbas comunitárias. O programa integra o Acordo de Parceria “Portugal 2020” e o atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia destinados a Portugal.

A aplicação regional do “NORTE 2020” tem em conta diferentes prioridades identificadas aquando do planeamento do programa, no qual participaram atores regionais e locais. Quase metade do valor (1,26 mil milhões de euros) dirige-se à competitividade de micro e pequenas empresas da região, com projetos de internacionalização, inovação e investigação. Cerca de 403 milhões de euros destinam-se a iniciativas públicas de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, e 385 milhões de euros serão aplicados no sistema urbano.

Há, ainda, verbas alocadas aos domínios educação e aprendizagem ao longo da vida, qualidade ambiental, economia de baixo teor de carbono, inclusão social e pobreza, emprego e mobilidade dos trabalhadores, capacitação institucional e TIC.

Recorde-se que o primeiro passo para a operacionalização do “NORTE 2020” é dado hoje, 19 de dezembro, numa cerimónia em que o gestor do programa, por inerência o presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, é apresentado numa cerimónia presidida pelo Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e com a participação da Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Creţu.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.