Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Fundo Lousada Sustentável financia projetos de crianças e jovens comprometidos com o ambiente

Fundo Lousada Sustentável.jpg

Reafirmando o forte compromisso com a proteção do ambiente e da biodiversidade, o Município de Lousada anuncia o Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável.

Para o Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, “a iniciativa objetiva a promoção da literacia científica e da consciência ambiental e ecológica em crianças e jovens e destina-se a estudantes de todo o país, desde o primeiro ciclo do ensino básico até ao nível de mestrado, que apresentem projetos ambientais a desenvolver no concelho de Lousada”.

O Município declarou 2017 como o Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade, tendo definido uma estratégia que visa favorecer o bem-estar das populações através da sustentabilidade ambiental, social e económica.

Desde o outono passado, a autarquia tem assumido um conjunto de compromissos ambientais no sentido da redução da pegada ecológica e do uso eficiente de recursos, assim como no âmbito da educação e sensibilização ambientais. Neste contexto, os munícipes têm sido desafiados a participar nas diversas iniciativas ambientais em curso, como sejam o Plantar Lousada, o BioLousada, o Lousada Charcos ou as ações do projeto europeu IMPRINT+.

Agora a autarquia vai mais longe e incentiva a participação de todos, residentes no concelho ou não, no desenvolvimento ambiental do concelho e lança o Fundo Lousada Sustentável.

Este projeto visa incentivar a cultura científica e a participação das crianças e jovens nas questões da sustentabilidade. Destina-se, portanto, a estudantes, desde o primeiro ano do ensino básico, até ao nível de mestrado, no ensino superior. Os estudantes, residentes ou não em Lousada, devem apresentar projetos no âmbito da sustentabilidade, que tragam benefícios ambientais e sociais para o município, independentemente da escala. Todas as ideias são bem-vindas, mesmo que sejam aplicáveis apenas à escala de um jardim, rua ou bairro.

Vão ser premiadas as propostas mais originais, com maior utilidade pública e ambiental e com maior potencial de replicação, até a um máximo de dois prémios por nível de escolaridade. Os prémios consistem num valor monetário que dependerá do nível de escolaridade dos estudantes, entre 250 a 1250 euros.

O júri é constituído por um representante da Câmara Municipal de Lousada, por um representante de uma instituição de ensino superior e por um representante de uma Organização Não Governamental cujo âmbito de atuação seja a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.

As candidaturas estão abertas desde 1 de maio a 15 de junho e as normas de participação e formulários de candidatura podem ser consultados em www.cm-lousada.pt/pt/lousadasustentavel

CM Lousada