Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Jovens de Lousada foram aprendizes por um dia

A Câmara de Lousada promoveu a 6.ª edição do “Aprendiz por 1 dia”, cuja base passou por proporcionar aos alunos do concelho que frequentam o 9.º ano de escolaridade, um dia em que puderam experimentar a sua profissão de sonho.

Os cerca de 500 alunos acompanharam um profissional nas suas funções diárias e participaram nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho, permitindo o contacto com o mundo real do mercado de trabalho numa área que vá de encontro às suas preferências.

Os locais escolhidos pelos alunos foram os mais variados quer em Lousada quer em empresas e instituições fora do concelho. Estiveram envolvidas mais de 70 instituições para o acolhimento destes jovens, sendo 52 no concelho de Lousada.

As profissões mais requisitadas passaram por medicina, jogadores de futebol, forças de segurança e técnicos de informática. Tiveram igualmente muita procura as áreas relacionadas com a fotografia, medicina veterinária, hotelaria, advocacia, representação, engenharia mecânica.

O “Aprendiz por 1 dia” é um projeto de orientação vocacional dirigido a alunos do 9º ano de escolaridade, cujo objetivo é a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e uma orientação para a escola do futuro, numa perspetiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar para a conclusão da escolaridade obrigatória.

Este projeto insere-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) e é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).

CM Lousada