Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Dia da alimentação assinalado pela autarquia

 

Dia Mundial da Alimentação.JPG

 

 

Dicas sobre alimentação saudável

 

A Câmara de Lousada assinalou na passada quinta-feira, dia 16, o Dia Mundial da Alimentação.

Para além da fruta que é distribuída aos alunos do 1.º ciclo, duas vezes semana. Esta é uma ação que se insere no projeto designado “Fruta escolar” e que tem como fonalidade implementar hábitos saudáveis de alimentação em mais de dois mil alunos do concelho.

Assim, no dia 16, foi distribuída a fruta, tal como acontece habitualmente, acompanhada de folhetos informativos que foram entregues em quatro escolas pelo Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado e pelos Vereadores Dr. Manuel Nunes, Dr. António Augusto Silva e Dra. Cristina Moreira.

No Dia dedicado à alimentação foram também colocados cestos com fruta em diversos locais públicos, como as receções do Edifício dos Paços do Concelho e o Edifício dos Serviços Técnicos, a Biblioteca Municipal, a Loja Interativa de Turismo e o Espaço Internet de Lousada

Neste panfleto foi dado destaque à importância o consumo de fruta. Deste modo, foi evidenciado que consumir três peças de fruta por dia é importante, podendo ser crua, cozida, assada, em sumo natural e em batido. Foi também referenciado aos alunos que a fruta fornece vitaminas, minerais, fibra e água.

Foram ainda entregues aos mais pequenos folhetos destinados aos encarregados de educação, com informação sobre lanches saudáveis. Nestes desdobráveis eram mencionadas várias dicas relativas ao lanche da manhã e da tarde, devendo ser evitados alimentos como doces, bebidas açucaradas, fast-food, guloseimas, entre outros.

As lancheiras devem ter sempre uma garrafa de água, mas também fruta bem lavada e, por vezes, cortadas em pequenos pedaços. Uma outra recomendação é que os lanches devem ser preparados conjuntamente com as crianças.

Fruta escolar e lanche para os alunos

Pelo sexto ano consecutivo, é distribuído aos alunos do 1.º ciclo, duas vezes por semana, uma peça de fruta. A fruta escolhida é da época e de origem nacional, onde se incluem tangerinas, laranjas, maçãs, peras, entre outros.

Esta iniciativa surge no âmbito de uma candidatura aos ministérios da Agricultura, da Educação e da Saúde, com apoio comunitário.

A autarquia oferece ainda um lanche a todos os alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, que inclui o leite escolar e um pão com manteiga, fiambre, queijo ou geleia. Cada escola decide quando entrega este suplemento, podendo ser no intervalo da manhã ou da tarde.

Para além do lanche que é distribuído, a Câmara Municipal tem dado continuidade ao reforço alimentar, no pequeno-almoço, colmatando assim as necessidades dos alunos mais carenciados.

O almoço dos mais novos é confecionado, diariamente, nos 37 refeitórios escolares sob a coordenação da autarquia e com a colaboração de uma nutricionista na elaboração das ementas, tendo o objetivo de serem saudáveis e variadas, aos mesmo tempo que apelativas para os mais pequenos.

O menu escolhido é variado e incluiu uma sopa de legumes, um prato que pode ser de peixe ou de carne, alternadamente, e ainda a sobremesa onde a fruta é a escolha mais frequente. Assim, existe um reforço de peixe e de leguminosas nas novas ementas.

O preço cobrado pela autarquia de cada refeição é de 1,46 euros com mais de 65% dos alunos a beneficiarem de isenção ou redução de metade no pagamento, devido à comparticipação existente.

 

 

CM Lousada