Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Inauguração da Casa da Boavista

 

Casa da Boavista.JPG

O Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social inaugurou a Casa da Boavista, em Pias, que conta com um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), com acordo de cooperação para 27 jovens e adultos com deficiência e Lar Residencial para 10 pessoas com deficiência.

O CAO desenvolve atividades socialmente e ocupacionais, culturais e artísticas e desportivas. O apoio nos cuidados de saúde, alimentação, transporte e prestação de cuidados de higiene. Apoio técnico e terapêutico nos planos físicos, psíquico e social.

Na intervenção o Ministro do Trabalho da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Vieira da Silva, salientou que “esta infraestrutura dá as respostas específicas que são direcionadas a pessoas portadoras de deficiência. A sociedade pode ser avaliada pela forma como a comunidade integra e se relaciona com a diferença”.

Ainda de acordo com as palavras do Dr. Vieira da Silva “as respostas nunca são suficientemente satisfatórias, na medida em que instituições e utentes colocam a fasquia um patamar superior. Por isso mesmo a prioridade do Ministério passa por resolver as situações que necessitam de respostas no âmbito dos protocolos de cooperação com instituições”.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, começou por afirmara que “esta data tem extrema importância para todos os que acompanharam a obra desde o projeto até à sua conclusão, sendo mais uma prova de que quando focamos todas as energias um objetivo torna-se mais fácil concretizá-lo. No caso concreto foi importante o trabalho de várias instituições, tendo a Câmara Municipal e, obviamente, a Segurança Social como parceiros da Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial (ACIP)”.

Ninguém tem dúvidas de que este é um equipamento de referência, em que a parte física do edifício é de extraordinária importância, mas a maior satisfação é olhar para a felicidade estampada nos rostos destes utentes e famílias” – afirmou ainda o Dr. Pedro Machado.

Na cerimónia de inauguração foi ainda anunciada uma viatura oferecida, no valor de 25 mil euros, através de verba proveniente do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social. A verba para a viatura, que tem como finalidade prestar apoio na prestação de serviços, resulta da sensibilização efetuada pelo Presidente da Câmara de Lousada ao Ministro, Dr. Vieira da Silva.

De acordo com o Presidente da Direção da ACIP, Francisco Lima, a instituição tem um conhecimento pormenorizado das necessidades da comunidade e refletimos bastante sobre os projetos a desenvolver, em que os parceiros foram importantes para o desenvolvimento local e social.

Temos a convicção de que juntos vamos continuar a percorrer um caminho longo e difícil, com a certeza de que iremos ser coroados de êxito na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária” – destacou ainda Francisco Lima.

Para o Presidente da Direção da ACIP “a Casa da Boavista é um sonho tornado realidade que teve, desde o primeiro momento, o apoio da Câmara Municipal tornando possível que o sonho se concretizasse”.

 

Visita à Santa Casa da Misericórdia de Lousada

A comitiva encabeçada pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, teve ainda oportunidade de visitar a Santa Casa da Misericórdia de Lousada e ficar a conhecer o projeto existente para o Centro de Respostas Integradas para a Deficiência que a instituição pretende construir.

 

CM Lousada