Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Presidências Abertas começaram em Santo Estevão de Barrosas

 

Sexta-feira e sábado com visitas e atendimento aos munícipes

 

Decorreu em Barrosas (Santo Estêvão) a primeira iniciativa das Presidências Abertas, levada a cabo pelo Presidente da Câmara Municipal Lousada, Dr. Pedro Machado, na passada sexta-feira e sábado.

Numa ação que visa promover a proximidade, esclarecimento e contacto entre a Presidência da autarquia e a população dos diferentes territórios, a visita a Santo Estêvão decorreu durante dois dias e teve como principal destaque a vertente empresarial e a auscultação à população desta freguesia.

Na sexta-feira, o executivo municipal reuniu com o Presidente da União das Freguesias, Armando Silva, com o intuito de discutir diversos assuntos de particular interesse para a população. Em destaque esteve o alargamento da rede de saneamento tendo o presidente da Câmara de Lousada assegurado que, a curto prazo, vai avançar uma nova fase.

Seguiu-se uma visita e reunião no Centro Escolar de Santo Estêvão, onde foi possível comprovar a dinâmica existente entre profissionais e crianças, mesmo durante um período de férias. A necessidade do funcionamento da escola durante este período de pausa escolar deve-se ao facto, segundo a coordenadora da Escola, da grande maioria dos pais das crianças trabalharem, pelo que o município em coordenação com a escola tem prestado uma ajuda fundamental nesta vertente.

A sexta-feira, dia 11 de abril, foi dedicada sobretudo à componente empresarial. O executivo municipal visitou inúmeras empresas, onde pode verificar a confiança existente após um período de grandes dificuldades.

A aposta na inovação e exportação tem sido essencial numa zona dominada pelo calçado e têxtil, onde o desemprego é residual e a grande maioria das empresas tem intenção de crescer cada vez mais, num mercado que prima pela exigência e qualidade.

Foram notórios os benefícios decorrentes da Revisão do PDM que permite a construção de unidades industriais em novos locais de Santo Estêvão, proporcionando que diversas empresas possam apostar no seu próprio crescimento e melhoria das condições laborais.

No final do dia, o Presidente da Câmara de Lousada, acompanhado pelos Vereadores, procedeu ao atendimento ao munícipe, nas instalações da Junta de Freguesia. Este facto foi reconhecido por parte da população que aproveitou a oportunidade e viu as suas dúvidas esclarecidas.

O dia 12 de abril foi dedicado às instituições da freguesia, iniciando com uma visita à paróquia, reunindo com a Comissão Fabriqueira presidida pelo Sr. Padre Lemos e por fim, uma visita ao Grupo Recreativo Desportivo e Cultural de Santo Estêvão.

A próxima Presidência Aberta vai decorrer na freguesia de Boim, nos dias 24 e 26 deste mês.

 

CM Lousada