Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada vai ser palco da Wings For Life

Wings for Life.pngNo dia 7 de maio, domingo, o concelho de Lousada recebe mais um evento de dimensões internacionais. O Wings for Life World Run é uma corrida única e global para corredores e participantes de cadeiras de rodas. Em vez de uma linha de chegada, os concorrentes correm lado a lado para se manter à frente do carro Catcher virtual.

Este ano não se realiza nenhuma Wings for Life World Run oficial em Portugal, mas isso não significa que não haverá oportunidade de participar no evento mundial, já que existem duas APP RUN oficiais: Lousada e Lisboa.

A ideia passa por haver um encontro de amigos, fazendo o download da aplicação Wings for Life World Run para o telemóvel e juntar-se a todas as outras pessoas que correm pelo Parque da Torre de Vilar - Lousada até que o Catcher Car virtual o ultrapasse.

A corrida tem hora marcada de início exatamente às 12h00, do Parque da Torre de Vilar. O Catcher Car virtual parte 30 minutos após o início a 15km/h e aumenta constantemente a sua velocidade até que os últimos atletas sejam ultrapassados. A totalidade do valor angariado através de donativos voluntários no Wings for Life World Run vão diretamente para os projetos de pesquisa de lesões da espinal medula.

Os participantes podem ficar a conhecer, em Vilar do Torno e Alentém, a Torre de Vilar, um edifício medieval construído entre a segunda metade do século XIII e o início do século XIV. A Casa-Museu de Vilar é um outro ponto de atração em que o tema passa pelo cinema de animação, espaço único em território português. A Casa-Museu de Vilar está localizada numa solar do século XIX completamente conservado.

O Torno é conhecido, sobretudo, pela Romaria da Senhora Aparecida que decorre nos dias 13, 14 e 15 de agosto. No dia 13 decorre a Feira de Gado e Corridas de Cavalos, assim como o Festival Folclórico. No dia 14 realiza-se uma longa e pomposa procissão adornada com grandes andores, sendo um deles o maior do mundo, com 20,26 metros de altura, transportado por cerca de 80 homens. No dia 15 realiza-se o Grande Prémio Senhora Aparecida, com corridas de motos 50 e 85 cc a percorrer as ruas em circuito fechado.

 

Prova é feita em circuito fechado

O percurso é feito em circuito fechado (loop) com cerca de 2,5 km ao longo do Parque da Torre de Vilar e zonas adjacentes nas freguesias de Vilar do Torno e Alentém e Torno. O piso do percurso é maioritariamente em terra batida, incluindo uma parte em asfalto. No que respeita à altimetria, esta varia entre o ponto mais alto a 307 metros acima do nível do mar e o ponto mais baixo a 274 metros.

A participação no evento em Lousada é gratuita. No entanto, e de acordo com o principal objetivo da Wings for Life World Run, que consiste em financiar projetos de pesquisa sobre a Espinal Medula, a organização convida os participantes a colaborarem, de forma voluntária, através de uma doação realizada no site da prova.

Devido às características do percurso, não é possível fazer a totalidade do mesmo em cadeira de rodas, mas estão salvaguardadas partes específicas onde tal é possível, dando continuidade ao mote que passa por quebrar barreiras e ser global.

O Wings for Life World Run App é a ferramenta de monitorização de tempo. Quando os participantes estiverem registados, a aplicação iniciará automaticamente.

O Catcher Car virtual parte 30 minutos após o início da corrida e, assim que este ultrapasse o participante, é emitido um sinal sonoro e o telemóvel vibrará, terminando a sua participação.

Para quem pretender informações adicionais pode contactar a APP Run - Lousada através do e mail desporto@cm-lousada.pt, do telefone 255 820 500, ou no site http://www.wingsforlifeworldrun.com/pt/pt/

CM Lousada