Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Rota do Românico apresenta Guia Juvenil, em Penafiel

 

 

Publicação pedagógica promove património arquitetónico românico

 

 

No dia 21 de março, foi apresentado, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, o Guia Juvenil da Rota do Românico que contou com a presença de Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, Carla Moreira, em representação da Rota do Românico, bem como, alunos do ensino básico da Escola D. António Ferreira Gomes.

 

Para Carla Moreira, técnica da Rota do Românico, “A Rota nasceu há 15 anos, caracterizando-se por um percurso com monumentos que foram construídos sobre a forma do Românico, um projeto de desenvolvimento da nossa história, onde se pretende valorizar o património arquitetónico, recuando aos nossos antepassados”.

 

O Guia Juvenil surge no âmbito do Centro de Estudos da Rota do Românico e é uma publicação pedagógica direcionada para a comunidade escolar do ensino básico e está dividida em três temáticas: território do Tâmega e Sousa, Arte Românica e Rota do Românico, sendo ainda composto por um glossário histórico.

 

Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, “A Rota do Românico é um projeto de boas práticas onde os fundos comunitários têm sido bem aplicados. Ao longo destes anos foram recuperados monumentos românicos muito importantes dos 12 concelhos que formam a comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa, onde o concelho de Penafiel possui património arquitetónico importante para o cluster do turismo cultural. É para nós fundamental que estes produtos possam captar turistas e alavancar com a economia da região.”


A Rota do Românico germinada, em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA da Associação de Municípios do Vale do Sousa, e alargada, em 2010, aos restantes municípios do Tâmega está agregada a um projeto supramunicipal que reúne 58 monumentos, pertencentes a 12 municípios. A Rota tem como objetivos a conservação e salvaguarda dos monumentos, a dinamização turística, bem como, a aposta em eventos culturais relacionados com a história e o património arquitetónico de origem românica.

 

 

CMP