Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Câmara de Lousada homenageia pessoas e instituições locais

 

 

Dr. Duarte Leite vai ser nome de rua no 5 de Outubro

 

A Câmara Municipal realizou na passada sexta-feira, dia 23, a Sessão Solene de entrega de Distinções Honoríficas, que tem como intuito distinguir personalidades e instituições de destaque no concelho.

A medalha de ouro de mérito municipal foi atribuída, a título póstumo, ao lousadense Dr. Duarte Leite. A medalha de prata homenageou dois padres naturais do concelho que se encontram em paróquias de Penafiel e Amarante, o Padre Adrião Monteiro e Padre Joaquim Fernando Teixeira Pacheco.

 O trabalho desenvolvido na área da música, dança e teatro pela Dra. Capitolina Oliveira e o realizador lousadense Dr. Abi Feijó, que notabilizou nos filmes de animação foram agraciados com a medalha de prata de mérito municipal.

Ao nível colectivo, a homenagem foi prestada à Associação de Hóquei de Lousada pelo trabalho desenvolvido com as camadas jovens e pelos triunfos conquistados e foi também dado enfoque aos 25 anos da Escola Secundária de Lousada.

 

 

O Presidente da Câmara, Dr. Jorge Magalhães, destacou durante o seu discurso que “a homenagem que se presta com a atribuição destas distinções pretende enaltecer aqueles que ao longo das suas vidas, através do seu desempenho profissional e social, honraram o nome de Lousada”.

As palavras do autarca foram ainda no sentido de referir que “com as distinções se cimentam valores e referências, construídos a partir dos bons exemplos daqueles que conhecemos, dos que ouvimos falar ou de cuja obra se perpetuará”.

As distinções concedidas pretendem ser uma proposta para os jovens de Lousada, “no sentido de imitarem a conduta de vida dos homenageados, através da seriedade, espírito de sacrifício e de entrega aos outros” como destacou o Dr. Jorge Magalhães.

Durante o discurso efectuado pelo Presidente da Câmara foi ainda anunciado que no próximo dia 5 de Outubro, data comemorativa do centenário da República, vai ser realizado um acto formal de descerramento de uma lápide perpetuando o nome do Dr. Duarte Leite numa das ruas da vila. Este facto deve-se também à dificuldade existente em encontrar, entre os descendentes, um representante para estar presente na cerimónia de distinção, “ficando deste modo uma justa homenagem a uma personalidade lousadense de grande relevo para a implantação da República” – palavras do Dr. Jorge Magalhães.

A Governadora Civil do Porto, Dra. Isabel Santos, enalteceu o facto de o município homenagear as personalidades e instituições de grande valor do concelho, do distrito e, por isso, do país.

Ainda de acordo com as palavras da Dra. Isabel Santos “num tempo em que se vive da espuma do tempo e se valoriza o que há de pior, este gesto da autarquia merece ser assinalado”. Na opinião da Governadora Civil do Distrito do Porto é a partir da intervenção local que criamos as nossas raízes e damos um importante contributo ao país.

Distinções valorizam a educação e juventude

A intervenção feita em nome dos homenageados foi da responsabilidade do Director da Escola Secundária de Lousada, Dr. António Augusto Silva, que começou por referir o facto de “não ser de estranhar esta selecção de individualidades e instituições num município que tem valorizado e dado grande centralidade às questões da educação”.

Para o responsável máximo da Escola Secundária de Lousada, “este é um município que se tem destacado na luta contra o abandono escolar, na qualificação da população adulta e na requalificação do parque escolar e desportivo e tem sido um parceiro privilegiado das escolas e dos docentes”.

O representante de todos os homenageados destacou ainda perante a vasta plateia que estava no Auditório Municipal que é uma honra “ o facto que o nosso nome esteja associado a algumas dezenas de ilustres figuras e instituições deste concelho que neste ano e em anos pretéritos foram distinguidos”.

Para o Dr. António Augusto Silva foi importante o trabalho dos seus antecessores que estiveram à frente da escola, que desde 1983 funciona no concelho. Para eles foi também deixada uma palavra de agradecimento, representando também as centenas de alunos, docentes, não docentes, pais e respectivas associações de pais, que deram o melhor da sua inteligência, esforço e entusiasmo à escola, que está a sofrer grandes obras de requalificação ampliação, fazendo face às necessidades dos novos tempos.