Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Fim de Curso EFA na Profisousa carregado de solidariedade

Criança de cinco anos ajudada por formandos.

O pequeno Victor Hugo, de cinco anos, foi o centro de todas as atenções durante a festa de encerramento do Curso EFA de Técnicas Administrativas da Profisousa. Para ele estava reservado um cheque de 1130 euros que os formandos desta acção de formação recolheram durante uma campanha de solidariedade social que visava promover a continuidade dos tratamentos de saúde a esta pequena criança de Freamunde.

O Vítor Hugo sofre de paralisia cerebral e o seu estado de saúde exige dos pais um esforço financeiro suplementar por forma a que todas as despesas relacionadas com consultas e fisioterapia possam ser superadas. O conhecimento do caso desta criança por parte de alguns alunos do curso de Técnicas Administrativas que decorreu na Profisousa foi o ponto de partida para um trabalho de grupo de âmbito educativo que depressa ultrapassou os portões da antiga Esquadra 12. Para além da ajuda directa ao pequeno Victor Hugo os formandos depressa perceberam que “estes ainda são tempos solidários”, conforme se comentava no fim da festa de encerramento da actividade formativa.

 

 

Paulo Dinis, Director Executivo da Profisousa, acrescentou “esperança” ao facto de “em tão pouco tempo se ter conseguido uma verba tão significativa para ajudar o Victor Hugo” e congratulou-se com o resultado desta que, em seu entender, “será a primeira de muitas iniciativas do género a ser levada a cabo pela nossa instituição”. Não esquecendo o verdadeiro motivo que encheu o auditório da Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis este responsável disse ainda que “estas cerimónias de encerramento de cursos são um orgulho para nós pois que são prova de que a aprendizagem ao longo da vida é um conceito que chega a cada vez mais pessoas e, sobretudo, contribui efectivamente para a melhoria da qualidade de vida das mesmas”.

Presente no evento esteve ainda o vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, António Coelho, que não quis deixar passar em branco a oportunidade de parabenizar os formandos pelo final do curso e pela iniciativa de solidariedade social que levaram a cabo.

Emocionado com a adesão comunitária à causa do Victor Hugo o pai da criança agradeceu o donativo e explicou que o mesmo vai ajudar a pagar as caras sessões de fisioterapia que o filho faz bem assim como as consultas de especialidade em Espanha.

Apesar de bastante satisfatória a verba conseguida nesta acção de solidariedade para com o Victor Hugo não é ainda suficiente para pôr cobro a todas as necessidades da criança já que ele também precisa de uma cadeira de rodas e por isso a campanha de ajuda vai continuar desta feita para que se proceda à recolha do maior número possível de tampinhas. Os interessados em aderir a esta causa podem entregar as tampas que conseguirem nas instalações da Profisousa. Para esta associação de ensino profissional podem ainda ser remetidos outro tipo de donativos em favor da causa do Victor Hugo.