Lousada: Casa Mortuária de Nogueira inaugurada
Investimento total ascende a 87 mil euros
No passado sábado, pelas 18H30, foi benzida e inaugurada a Casa Mortuária de Nogueira com a presença do padre Mário Fernando, do Presidente da Câmara e do Presidente da Junta de Freguesia.
“Há três anos projectamos este espaço, há dois começamos com as obras e hoje, no dia da nossa padroeira, Santa Cristina, inauguramos este espaço”- palavras do Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Ferreira, que mencionou a colaboração e apoio de várias entidades na realização da obra.
“Entre outras destaco a colaboração da Comissão Fabriqueira na cedência de uma parte do terreno para a construção da Capela e no apoio da Câmara de Lousada, que rondou os 57 mil euros. Sem esta colaboração não era possível Nogueira ter este tipo de equipamento ”-acrescentou o autarca.
A Capela Mortuário teve como custo total 87 mil euros, sendo 30 mil suportados pela Junta de Freguesia.
O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Jorge Magalhães, realçou o sucesso da parceria estabelecida entre a Junta de freguesia e a Comissão fabriqueira uma vez que “esta parceria feliz é que permitiu a disponibilização de meios de ambas as partes que resultaram na concretização deste equipamento”.
A localização da Casa Mortuária foi destacada pelo autarca permitindo “a requalificação de toda esta envolvente onde se incluiu a construção do Centro Catequético numa demonstração clara de que Nogueira tem vontade de evoluir e de avançar”.
Este equipamento, contíguo à casa paroquial e à igreja, é composto por um piso com sala funerária, sala do pároco e instalações sanitárias aberta a toda a população, conforme comprova o pároco local, Mário Fernando, ao afirmar que “nesta terra todos têm lugar”.