Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Escavações Arqueológicas no Castro S. Domingos

 

 

Jovens de várias nacionalidades durante o mês de Julho

 

Desde o princípio deste mês que a Casa Romana do Castro de S. Domingos, em Cristelos, tem sido palco de uma Campanha Arqueológica participada. O propósito das escavações, que, como habitualmente são coordenadas pelo Gabinete de Arqueologia da autarquia, prende-se com a tentativa de compreensão de um passado comum a todos os lousadenses e que aqui se encontra singularmente preservado.

As ruínas da Casa Romana exibem um valioso testemunho patrimonial, com aproximadamente dois mil anos de história, que se cristalizou numa área urbana da freguesia de Cristelos, já no sopé da encosta do monte de S. Domingos.

A Casa Romana impõe-se como uma construção sólida, de paredes rectas bem aparelhadas e com uma grande preocupação no que respeita à organização dos espaços.

Apesar das várias toneladas de terra já removidas do local, muitos são ainda os segredos que este espaço esconde e, por conseguinte, impele à descoberta. Um dos maiores desafios da actual campanha prende-se precisamente com o entendimento da articulação das vivências entre as populações romanas e pré-romanas (os castrejos) que já habitariam esse local.

Os trabalhos vão decorrer até final desta semana e envolvem jovens de diversos locais geográficos e de várias escolas. Essa simbiose de práticas e todo um complexo jogo de assimilações culturais transforma este espaço num pólo de atracção à investigação de muitos jovens universitários que se inscreveram e têm participado com entusiasmo nas escavações. Vindos das mais variadas proveniências, de que se destaca o Brasil e Espanha. No entanto, os jovens participantes são dos Açores, mas também da Escola Profissional de Arqueologia, e de outras regiões do país, estes voluntários em muito têm contribuído para promoção e divulgação cultural do concelho, que por sua vez sempre se mostrou disponível e pronto em apoiar com todos os recursos logísticos os participantes.

            De acordo com o Vereador da Arqueologia, Prof. Eduardo Vilar, “o espaço encontra-se receptivo a qualquer visita e espera pela curiosidade de todos quantos queiram conhecer as raízes de uma História com muitas histórias”. 

Até sexta-feira os trabalhos continuam no intuito de aprofundar o que tem sido realizado ao longo dos tempos neste local.