Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Penafiel: Centro Psicossocial de Rans inaugurado com três novas valências

 

Foi inaugurado no passado dia 26 de Setembro, o novo centro Psicossocial de Rans, da ASSCDRans (Associação Solidariedade Social e Cultura de Rans).

 

Esta Associação criada em 2002, adquiriu o estatuto de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) em 2004. Desde esse ano, a associação desenvolveu vários esforços para a construção de vários serviços como um ATL, um consultório de psicologia, um centro de convívio e um pólo de formação, tendo agora à disposição novas valências, fortalecendo os serviços no âmbito social para crianças e idosos.

 

Presente na cerimónia protocolar esteve Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel; o Vereador com o pelouro da inclusão social, Antonino de Sousa; o Presidente da associação, Carlos Costa; o Presidente da freguesia de Rans, Joaquim Silva e o presidente do Centro Distrital da Segurança Social, Luís Cunha.

 

Segundo Carlos Costa, Presidente da Associação, “criaram-se mais três valências”, uma creche para 33 crianças desde os três meses até aos três anos, uma unidade de desenvolvimento de psicologia “para seguir o comportamento e o desenvolvimento das crianças que frequentem as actividades”, e um centro de dia para 30 utentes “para lhes permitir um ambiente familiar e social”.

 

Joaquim Silva, presidente da freguesia de Rans, comovido com a abertura do centro social afirmou que esta associação “vai ser uma fábrica de sonhos para as crianças e idosos” e que “este sonho só foi possível com a ajuda do governo em conjunto com a Autarquia, através do programa PARES.”

 

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, afirmou ter sido “uma grande obra humana e material com um empreendimento que durou oito anos. Este momento é sempre especial e feliz para um autarca. Poder estar presente no momento da primeira pedra de um projecto e depois da execução da obra, reforça e estimula a persistente luta pelo apoio substancial na área social.”

 

Luís Cunha, Presidente do Centro Distrital da Segurança Social, representante da Administração do Governo da República, felicitou todos os intervenientes na ajuda da construção da obra de solidariedade e acrescentou que o “concelho de Penafiel foi o que teve mais projectos aprovados no âmbito do programa paz e foi também onde a câmara financiou ou cedeu terrenos para a construção de instituições”.

 

Gabinete Comunicação CM Penafiel